O Halloween está chegando e com ele vem a expectativa e ansiedade em saber como trabalhar essa data na rotina escolar das crianças. Apesar de ser um dia bastante comemorado nos Estados Unidos, o Halloween vem ganhando espaço na cultura brasileira e já faz parte das comemorações em muitas escolas.

Se você deseja conhecer algumas brincadeiras típicas do Halloween para fazer com seus alunos nessa data, acompanhe a leitura!

Brincadeiras para Halloween: Veja algumas ideias para divertir  os seus alunos

As brincadeiras abaixo, além de serem educativas e multidisciplinares, promovem maior interação entre os alunos, fazendo com que aprendam de forma divertida. Veja!

Formar palavras assustadoras

Pense em uma expressão que faça referência ao dia das bruxas e divida a sua turma em grupos. Peça para que cada grupo crie a maior quantidade de palavras em um determinado tempo para cada letra da expressão enunciada. A equipe que criar mais palavras, vence. Essa brincadeira é interessante para estimular a criação de vocabulário.

Palpite dos doces

Encha uma garrafa com doces e divida sua turma em equipes. Solicite para que eles palpitem a quantidade de doces dentro da garrafa. A equipe que mais se aproximar do número correto, vence. É uma boa maneira de ensinar sobre como estimar e quantificar.

Jogo de zumbis

Para promover maior interação e relacionamento entre os alunos, o jogo de zumbis é uma ótima opção. Pergunte se alguém deseja se voluntariar para ser o zumbi e peça para que essa pessoa faça todas as outras sorrir. Vence quem conseguir manter o semblante de zumbi por maior tempo.

Enrolar a múmia

Esse jogo é uma boa alternativa para ensinar sobre trabalho em equipe. Divida a turma em grupos e peça para que alguém da equipe seja a múmia. Os alunos devem se empenhar em parceria para enrolar toda a múmia com papel higiênico. Vence quem conseguir enrolar a múmia mais rapidamente.

Verruga da bruxa

Para treinar o senso de espaço, essa brincadeira é uma boa opção. Utilizando um desenho de uma bruxa, peça para que cada aluno, com olhos vendados, tente colocar uma goma de mascar no nariz da bruxa. Vence, quem chegar mais perto do nariz da bruxa.

Frankenstein

Essa brincadeira é interessante para desenvolver a criatividade e capacidade artística de seus alunos. Distribua colas e tesouras, além de revistas e jornais para que os participantes recortem e colem partes do corpo com o objetivo de formar um Frankenstein.

Contando histórias

Para estimular a criatividade e imaginação, essa atividade é excelente! Faça um círculo e solicite a um aluno para começar uma história assustadora, cada participante deve complementar o conto com uma frase.

Prova do caldeirão

Similar à brincadeira anterior, essa atividade estimula também a memória. Em círculo, o primeiro aluno deve dizer “Sou uma bruxa e no meu caldeirão tem…”, complementando com alguma palavra. Cada participante deve citar todas as frases e palavras ditas anteriormente por seus colegas. Quem errar, sai da brincadeira e vence o último que ficar na roda.

Concurso de caretas assustadoras

Essa atividade é uma opção para quem deseja treinar a expressão facial e artística dos alunos. Para isso, veja quem deseja participar da brincadeira fazendo caretas ou como jurado. Vence quem fizer a melhor careta, é claro!

Nome aos ossos

É uma atividade excelente para o ensino da ciência. Utilizando uma caveira de plástico ou papelão, solicite aos seus alunos que digam o nome de cada osso. O que acertar mais, vence.

Concurso da abóbora na laranja

Para desenvolver o lado artístico dos seus alunos, peça para que cada um deles faça uma abóbora assustadora em uma laranja. Para isso, disponha de canetinhas, papéis coloridos, colas, tesouras e deixe que eles usem a imaginação!

Vamos começar ?

O Halloween é uma ótima data para promover maior interação entre os estudantes além de trabalhar de forma lúdica diversos conceitos aprendidos no ano letivo. Por isso, use nossas dicas de brincadeiras para Halloween e ensine os seus alunos, brincando.