Quer montar um laboratório escolar, mas não sabe quais são os equipamentos mais importantes e úteis para esse local? Acompanhe a leitura e entenda quais são esses produtos!

As aulas estão de volta e a utilização do laboratório escolar pode ser uma ótima estratégia para promover o aprendizado de forma lúdica e mais interessante para os alunos. Veja os itens que não podem faltar no laboratório escolar!

Principais equipamentos em um laboratório escolar

Veja alguns equipamentos importantes para montar um laboratório escolar.

Microscópio óptico

O microscópio óptico é um equipamento que possibilita a visualização de estruturas muito pequenas que não podem ser vistas a olho nu. 

Dessa forma, o microscópio óptico é muito importante em um laboratório escolar, pois permite a observação de diversos micro-organismos e estruturas celulares que até então são somente ensinados na teoria, dentro da sala de aula.

Vidrarias

As vidrarias permitem que as soluções e os ensaios sejam realizados. Podem ser usadas também para o armazenamento de líquidos em geral. As mais comuns são os beckers, erlenmeyers, provetas e pipetas.

Balança de precisão

A balança de precisão permite pesar os mais diversos itens, sendo muito importante para produção de reagentes, soluções e meios de cultura.

pHmetro

O pHmetro permite medir o pH de variadas soluções. Isso é importante ao produzir meios de culturas e outros reagentes que precisam de parâmetros muito específicos de pH para determinados ensaios.

Banho-Maria

O Banho-Maria é um equipamento muito importante para aquecer diversos materiais que não podem ser levados diretamente ao fogo.

Centrífuga

As centrífugas são muito utilizadas para separar soluções através da força centrípeta.

Utensílios diversos

Em um laboratório escolar, é muito importante ter utensílios diversos como ferramentas para dissecção, suturas e materiais cirúrgicos.

Bico de Bunsen

O Bico de Bunsen é usado, principalmente, para esterilizar materiais. Além disso, pode ser aplicado para aquecer variadas amostras.

Destilador de água

O destilador de água é essencial para garantir uma água mais pura e adequada para a produção de meios, reagentes e soluções.

Chuveiro lava-olhos

O chuveiro lava-olhos é um equipamento muito importante em laboratórios, principalmente, em locais que são utilizados reagentes. É um produto para ser utilizado em caso de emergência para higienizar os olhos, a face, as mãos ou o corpo todo, dependendo de seu tamanho.

Reagentes

Para realizar diversos experimentos, é essencial ter os reagentes corretos. É importante destacar que a utilização desses produtos deve ser realizada com os equipamentos de proteção adequados, evitando, assim, acidentes.

Capela

Como citado anteriormente, para utilizar reagentes e outros produtos é muito importante usar os equipamentos de proteção adequados com o objetivo de evitar possíveis acidentes. A capela é um desses equipamentos que tem a capacidade de exaurir vapores, além de funcionar também como uma barreira física para a manipulação de produtos nocivos à saúde.

Se você deseja montar um laboratório escolar, não pode se esquecer também da qualidade dos equipamentos! Por isso, não deixe de conferir os produtos na Loja Roster. Lá você encontra diversos itens para laboratório escolar com várias opções para pagamento. Clique AQUI e confira!