A esterilização de materiais é um processo essencial em muitos estabelecimentos. Essa técnica é capaz de eliminar todos os micro-organismos contidos em materiais reutilizáveis, impossibilitando que esses sobrevivam e se reproduzam. O equipamento mais utilizado para realizar a esterilização é a autoclave.

O uso da autoclave é o método de esterilização mais recomendado pela ANVISA para materiais que sejam resistentes ao calor. Esse equipamento age causando a morte celular através da desnaturação das proteínas e destruição da membrana plasmática por meio do calor.

O mecanismo de funcionamento da autoclave envolve manter o material contaminado em uma alta temperatura, através do contato com o vapor de água, por um determinado tempo que seja eficiente para tornar esse utensílio estéril.

Com isso, possui ciclos de descompressão e compressão para facilitar a interação do vapor de água com o que se deseja esterilizar. Por ser um processo tão importante, é utilizado em diversos locais. Veja abaixo quais são os profissionais que usam a autoclave como meio de esterilização de seus materiais.

1. Profissionais de laboratório

Em um ambiente laboratorial são utilizados diversos tipos de materiais para uma infinidade de aplicações. Para garantir que não haja contaminação cruzada, é preciso realizar uma esterilização eficiente de todas as ferramentas de uso comum. Além disso, nesses locais muitos agentes patológicos são estudados e manipulados.

Por esse motivo, a autoclave laboratorial é um item primordial para evitar que haja a contaminação humana, entre cepas estudadas, ou até mesmo de materiais que não deveriam ser infectados, como meios e reagentes. Além disso, para descartar materiais de risco biológico é preciso realizar a esterilização previamente.

2. Manicures

Esses profissionais lidam diariamente com áreas sensíveis e passíveis de cortes e lesões. Com isso, os materiais utilizados devem estar totalmente livres de qualquer micro-organismo que possa se beneficiar dessas feridas para desencadear alguma doença.

Os riscos da falta de esterilização podem variar desde uma simples micose até a transmissão de patologias, como a hepatite e a AIDS, dentre os usuários da mesma ferramenta. Por esse motivo, esterilizar materiais nesses locais é primordial para evitar a transmissão de doenças por meio de cortes ou perfurações.

Os materiais que devem ser esterilizados incluem as tesouras, alicates, espátulas e palitos. A lixa deve ser descartável para prevenir infecções causadas por fungos. Segundo a ANVISA, a esterilização deve ser feita em autoclave para manicures que esteja em boas condições de funcionamento.

3. Dentistas

Há muitos micro-organismos que podem causar diversas doenças e que são transmitidos de uma pessoa para outra ou, até mesmo, de uma ferramenta não esterilizada diretamente para o indivíduo. Quando se trabalha com procedimentos odontológicos, as barreiras superficiais de proteção são abertas, o que pode possibilitar a entrada de agentes patológicos.

Esses, por sua vez, podem gerar infecções sérias. Por isso, utilizar a autoclave odontológica é muito importante para prevenir possíveis doenças causadas pela não esterilização de materiais. São aparatos indicados para a esterilização, as agulhas, sondas, bisturis e lâminas além de espátulas e outros itens resistentes ao calor.

4. Esteticistas

Estabelecimentos de beleza que não se adéquam às normas de biossegurança podem ser possíveis transmissores de doenças infecciosas sérias como a AIDS, hepatites, além das micoses e dermatites.

Por estarem em constante contato com materiais biológicos como sangue e até resquícios cutâneos, os esteticistas precisam realizar a esterilização das ferramentas de trabalho. Todos os itens de metal e termorresistentes envolvidos nos procedimentos estéticos devem ser esterilizados. Para isso, a autoclave na estética é um equipamento de uso
indispensável.

5. Médicos

Os médicos utilizam diversas ferramentas que necessitam de esterilização, desde o atendimento ambulatorial até o centro cirúrgico. Além de estarem em contato direto com pacientes e pessoa adoentadas, esses materiais se encontram em um local propenso à incidência de micro-organismos que podem causar doenças graves.

A infecção hospitalar é uma das maiores causas de morte mundialmente, ameaçando mais do que algumas infecções graves atuando em conjunto, principalmente porque é nesses locais onde se encontram pessoas imunossuprimidas e vulneráveis, e a maioria das patologias resistentes.

Dessa forma, um item essencial em hospitais é a autoclave hospitalar, que além de esterilizar os materiais de uso comum, também possibilita o descarte de itens com risco biológico de forma adequada.

6. Veterinários

Assim como em humanos, a transmissão de doenças pode ocorrer de um animal para outro. Além disso, materiais não esterilizados podem desencadear diversas infecções graves.

Com isso, todos os itens utilizados em ambientes veterinários também necessitam de prévia esterilização com o objetivo de evitar que os animais tratados desenvolvam alguma patologia relacionada. Nesse contexto, a autoclave veterinária deve ser usada para que as ferramentas manuseadas estejam livres de qualquer contaminação.

7. Tatuadores

Fazer uma tatuagem envolve o contato com o sangue e fluídos corporais de um indivíduo. Nesse contexto, o processo apresenta riscos biológicos para a transmissão de uma variedade de doenças. Por isso, além da proteção individual do próprio tatuador, é preciso se atentar à esterilização dos materiais e ferramentas utilizadas durante o procedimento.

A autoclave para estúdios de tatuagem é o equipamento ideal para fazer a esterilização de todo o aparato destinado a essa finalidade. Com essa medida, os riscos com infecções e patologias graves é minimizado, fazendo com que seja um procedimento seguro para a saúde.

Como é possível observar, a autoclave não é só um equipamento necessário, mas também um item obrigatório para que determinados estabelecimentos permaneçam em funcionamento. O uso da autoclave traz a garantia de materiais estéreis e adequados ao uso em diversas finalidades.