Muita gente tem dúvidas sobre como instalar o microscópio USB no PC. Este artigo tem como objetivo dar um passo a passo para a instalação deste dispositivo, seja no MAC ou no Windows. Mas antes de entender as etapas, conheça um pouco mais sobre o microscópio USB e para que ele serve!

O que é o microscópio USB e como é usado?

O microscópio USB é um dispositivo que permite ampliar e verificar os mais variados objetos, com o objetivo de analisar suas estruturas. Por esse motivo, o microscópio USB é muito aplicado em indústrias para verificação de peças e outros detalhes.

De tamanho pequeno, é portátil e pode ser carregado com muita facilidade para os mais diversos locais. No entanto, seu maior diferencial com relação a outros modelos de microscópio é que toda a imagem é visualizada em um computador, sendo capturada por uma lente embutida no dispositivo.

Para funcionarem, os microscópios USB, além de estarem conectados a computadores, precisam de softwares específicos. É através destes programas que é possível ajustar as principais funções do microscópio USB. 

Esses microscópios podem apresentar variados graus de ampliação, dependendo do modelo. Em geral, seu aumento varia entre 500x até 10000x.

Como instalar o microscópio USB no Windows

Para instalar o microscópio USB no Windows, basta seguir as etapas abaixo:

  1. Conecte o cabo USB do microscópio ao computador.
  2. O sistema deverá reconhecer a câmera USB automaticamente, caso você possua um visualizador de webcam instalado no sistema.
  3. Faça o download do software do fabricante, ou instale a aplicação através de CD.
  4. Após a instalação, abra o software para utilizar o microscópio.

Como instalar o microscópio USB no MAC

Para instalar o microscópio USB no MAC, basta seguir as etapas abaixo:

  1. Conecte o cabo USB do microscópio ao computador.
  2. O sistema deverá reconhecer a câmera USB automaticamente, caso você possua um visualizador de webcam instalado no sistema.
  3. Instale o software do fabricante através da App Store do MAC ou por meio de drive de CD.
  4. Abra o aplicativo após a instalação.
  5. Selecione a câmera do microscópio para utilizá-lo.

O microscópio USB é o dispositivo ideal para quem precisa aliar uma boa capacidade de amplificação com um tamanho compacto. É muito simples de ser utilizado, tendo quase todos os seus ajustes realizados através de aplicativo. Além disso, apesar de não substituírem completamente os microscópios convencionais, podem ser uma boa alternativa a um custo inferior.

Neste artigo você aprendeu como instalar o microscópio USB no PC, seja ele MAC ou Windows. Caso você ainda não tenha um microscópio USB, veja as opções que temos em nossa loja. Acesse já!