O densímetro é uma ferramenta muito utilizada em diversas áreas, como na indústria alimentícia, em laboratórios e para análise de combustíveis. Por isso, é um importante instrumento para auxiliar no controle de qualidade de produtos. Entenda um pouco mais sobre o densímetro, abaixo.

O que é um densímetro e para que serve?

Um densímetro é uma ferramenta usada para medir a densidade de fluidos em solução. Trata-se de um tubo de vidro, em formato cilíndrico que possui um bulbo em sua base, contendo em seu interior chumbo ou mercúrio. Na sua parte superior é possível verificar sua haste onde há uma escala numérica para medição.

Podem ter tipos variados de acordo com o tipo de fluido que se deseja medir. Há também os densímetros digitais que, inclusive, arquivam e exportam os dados medidos.

Como funciona um densímetro?

O densímetro convencional mede a massa sobre o volume e utiliza o princípio de Arquimedes para realizar essa medição. Ao ser mergulhado em um líquido, o densímetro afunda até deslocar uma quantidade de fluido que tenha um peso semelhante ao desse instrumento. A leitura é feita onde a superfície do líquido atinge a escala graduada.

Como usar um densímetro?

Usar um densímetro é muito simples. Primeiramente, é preciso adicionar o fluido que se deseja medir em uma proveta. É importante utilizar um termômetro também, já que a densidade pode variar de acordo com a temperatura. Por isso, a leitura deve ser feita quando o líquido estiver em 20ºC. Caso esteja em outra temperatura é necessário utilizar uma tabela de correção para que o resultado seja assertivo.

Após isso, basta mergulhar o densímetro na solução, o que fará com que o fluido se desloque, possibilitando a leitura visualmente através da escala numérica.

Aplicações do densímetro

O densímetro é um instrumento muito versátil que pode ser aplicado em diversas áreas. Em laboratórios, essa ferramenta é bastante usada para análises ambientais, como da água, pesticidas e fertilizantes.

Já na indústria alimentícia é que se verifica sua maior abrangência, sendo aplicado para verificação de bebidas alcoólicas, água, sucos, vinhos e licores. O seu uso tem se tornado mais comum com a popularização das cervejas artesanais, já que o densímetro é bastante usado para detectar o potencial de álcool em volume que um fluido apresenta.

Na química, o densímetro é amplamente usado para medição de solventes, detergentes, tintas, ácidos e bases. Do mesmo modo, esse instrumento é muito útil na indústria petroquímica para avaliação do biodiesel, etanol e petróleo bruto. Em postos de gasolina, o densímetro é importante para verificar se o combustível utilizado não está adulterado.

Por ser tão funcional, o densímetro pode ter alguns tipos específicos para determinadas aplicações. Dessa forma, é importante se atentar à finalidade do instrumento para realizar uma aquisição assertiva.

Neste artigo você aprendeu um pouco mais sobre o densímetro, como ele funciona, para que serve e onde aplicá-lo. Por isso, se essa informação foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a entender melhor sobre esse instrumento.

Compartilhe