O dia do profissional de educação física é comemorado em 01 de setembro. Essa data é destinada à valorização dessa profissão tão importante e que aborda diversas modalidades.

O dia escolhido se refere à data em que entrou em vigor a Lei de número 9696, regulamentando essa profissão e criando os conselhos de educação física. São considerados como profissionais de educação física, de acordo com o Conselho Federal, os professores de educação física, técnicos de desportes, treinadores e preparadores físicos, o personal trainner, treinadores e técnicos de esportes, monitores de atividade corporal, o motricista e o cinesiólogo.

O trabalho de um profissional em educação física é promover a saúde por meio das atividades físicas. Com isso, esses educadores acompanham e orientam as pessoas durante essas práticas, podendo atuar com os mais variados públicos, desde crianças até os mais idosos.

Para ser um profissional na área é preciso se graduar em Educação Física, sendo considerado como bacharel, licenciado ou ambas as modalidades. Além de ter o diploma em uma instituição reconhecida pelo MEC, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Educação Física.

O estudante de educação física pode escolher qual a área de maior aptidão antes de exercer a sua profissão. Há muitas formas de trabalhar através dessa formação, veja abaixo quais são as principais.

Dia do profissional de educação física: áreas de atuação

A formação em Educação física possibilita que o profissional atue em diversas áreas. Trabalhar na educação, no âmbito esportivo ou até mesmo em tarefas referentes à gestão são algumas das possibilidades. Acompanhe para entender melhor.

Licenciatura

Para atuar com ensino nas salas de aula, é preciso optar por ser um licenciado na área. Essa possibilidade permite que o profissional atue como professor em escolas da rede pública e privada, ensinando sobre as modalidades esportivas e outras atividades que promovam a movimentação corporal.

Bacharelado

Essa modalidade permite que o profissional atue de forma mais ampla e inclui todas as
áreas que serão abordadas mais detalhadamente abaixo.

Condicionamento físico

Esses profissionais atuam em academias e clubes como personal trainner, orientando o treinamento dos clientes para que esses alcancem os seus objetivos referentes ao condicionamento físico.

Esportes

Nessa área o profissional pode se especializar em uma das variadas modalidades esportivas. Sendo possível optar pelo crossfit, que está em alta nos últimos anos, pela natação, futebol, danças e outros.

Reabilitação

Esse trabalho é feito em parceria com fisioterapeutas com o objetivo de recuperar lesões corporais sofridas por doenças, problemas físicos ou acidentes. Pessoas com essas condições e que necessitam melhorar o condicionamento físico podem procurar esses profissionais para obterem melhores resultados.

Performance

O educador físico nessa área é responsável por treinar e orientar pessoas que participam de competições de alta performance e que necessitam de um suporte específico e personalizado em suas atividades físicas.

Lazer e recreação

Os profissionais que optam por atuar nessa área estão envolvidos em atividades de lazer e recreação em hotéis, pousadas e resorts. O objetivo principal de trabalhar nesse ramo é promover o entretenimento desses indivíduos através de determinadas atividades.

Gestão

Para quem deseja atuar como gerente de estabelecimentos ou, até mesmo, abrir o seu próprio negócio, os conhecimentos sobre gestão são valiosos. Na formação em bacharel, algumas disciplinas são destinadas a esse ramo de atuação, oferecendo ao profissional mais uma possibilidade de trabalho.

Apesar das muitas áreas disponíveis para se atuar, o objetivo do profissional de educação física é sempre o mesmo: trazer maior qualidade de vida através de atividades que possibilitem a movimentação do corpo humano. Feliz dia do profissional da educação física para aqueles que promovem a saúde democraticamente em tantos ambientes.