O biólogo é um profissional que trabalha com áreas que envolvam o estudo sobre a vida. O dia do biólogo é comemorado no dia 3 de setembro, data que coincide com a lei 6684, do ano de 1979 que regulamenta essa profissão e homenageia os profissionais que se dedicam a estudar os seres vivos e suas relações com o meio ambiente.

Após a criação dessa lei, foram constituídos os Conselhos Regionais de Biologia e o Conselho Federal de Biologia. Para ser um biólogo é preciso ser graduado em Ciências biológicas, ou cursos correlatos,
em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Para atuar em uma das muitas áreas relacionadas, é necessário possuir o registro no Conselho Regional de Biologia da região de residência. Além disso, é muito importante que o biólogo tenha aptidão e interesse em estudar disciplinas e conceitos que se relacionem com a vida. Ter vocação para ensinar é importante para aqueles que desejam lecionar na área.

Ademais, ser curioso e ter vontade de trabalhar em pesquisas é essencial para aqueles que anseiam atuar em laboratórios. Após a conclusão da graduação, o biólogo poderá fazer cursos de especialização, mestrado e doutorado que propiciam um maior conhecimento em determinada área. Nesse contexto, o biólogo pode atuar em três grandes áreas como, meio ambiente e biodiversidade, biotecnologia e produção, e saúde.

Dependendo do tipo de atuação e da modalidade da graduação, o biólogo pode ensinar nas salas de aula, ou trabalhar em diversos outros setores. Veja abaixo quais são as principais áreas de atuação de um biólogo.

Dia do biólogo: principais áreas de atuação

A profissão do biólogo permite que o profissional atue em diversas áreas de acordo com sua vocação e aptidão. Acompanhe para entender algumas delas.

Professor de biologia

Profissionais com diploma de licenciatura em biologia podem dar aula em escolas do ensino fundamental e médio. Os professores de biologia são capacitados para atuar na rede pública ou particular. Em geral, é necessário realizar algum concurso ou prova de títulos para ser professor de escolas da rede pública.

Análises Clínicas

Apesar de ser um assunto polêmico, o bacharel em biologia é habilitado para atuar nas análises clínicas. Seu trabalho pode ocorrer desde os exames laboratoriais até a assinatura de responsabilização técnica.

Pesquisas

O biólogo com bacharelado pode trabalhar em grandes centros de pesquisas relacionadas às mais diversas áreas do conhecimento biológico. Em geral, os pesquisadores tendem a complementar a sua formação com pós-graduações, mestrado e doutorado nas áreas de interesse da pesquisa, agregando maior conhecimento e técnica para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Indústria

Nas indústrias, o bacharel pode atuar na análise e desenvolvimento de novos produtos, além de trabalhar no controle de qualidade e na gestão. Geralmente, as indústrias que mais necessitam desses profissionais são as alimentícias, onde o biólogo pode agir garantindo a boa procedência da matéria-prima e criando técnicas de conservação e manutenção dos alimentos.

Área Forense

Na área forense, o bacharel em biologia pode atuar em diversas subáreas que incluem a genética, a botânica, a bioquímica e várias outras. Para trabalhar nesse âmbito, o biólogo precisa prestar concurso público, atuando em conjunto com a polícia científica. O objetivo desses profissionais é analisar informações e amostras com a finalidade de desvendar crimes.

Consultoria

O biólogo também pode atuar com consultoria em diversas áreas da biologia. Dentre essas oportunidades, a maioria se refere à assessoria ambiental para empresas que desejam manter a sustentabilidade e preservação do ambiente em suas ações.

Empresas diversas

Os biólogos podem trabalhar em empresas públicas e privadas no ramo. Essas instituições podem ser bancos de células, empresas de produtos médicos e hospitalares, clínicas de fertilização in vitro e empreendimentos que precisam realizar pesquisa e desenvolvimento na própria instituição.

Hospitais

O trabalho do biólogo nos hospitais pode ser em análises clínicas, genética, reprodução humana e outros. O profissional pode atuar nesses locais orientando e realizando os exames, além de informar as rotinas, analisando e fazendo a gestão de diversos procedimentos.

Conclusão

Os biólogos são profissionais muito importantes para gerar e transmitir informações acerca dos seres vivos. Ademais, podem utilizar seus conhecimentos para atuar em variados setores na área da saúde e estabelecimentos diversos.

Para comemorar o dia do biólogo, a Loja Roster está com uma promoção e com um cupom de desconto exclusivo para esses profissionais. Acesse agora o nosso site e veja o que dedicamos especialmente para você!