Eles são os primeiros a ouvir o coração do embrião ainda em formação, são eles que dão a notícia do sexo do bebê, são capazes de descobrir alguma anomalia no feto ou na gestante.

Eles e elas são os médicos obstetras S2.

Hoje 12 de abril é comemorado o dia do médico obstetra, aquele que trata da saúde da mãe e do bebê durante a gestação e que auxilia no momento do nascimento. Profissionais dessa área médica lidam diariamente com diversas situações que envolvem não somente o lado físico da paciente e do bebê, mas também os aspectos emocionais.

Ademais, necessitam estar sempre em alerta já que o momento da chegada de um bebê, em alguns casos é totalmente imprevisível. É sem dúvidas uma profissão muito árdua, porém recompensadora.

Por que dia 12 de abril é o dia do médico obstetra?

São Zenão de Verona, nascido na Mauritânia, é conhecido como o santo protetor das crianças. O dia de sua morte, 12 de abril de 371, foi instituído como o dia do obstetra, especialista responsável por cuidar dos pequenos ainda no ventre.

Missões e desafios do médico obstetra

A palavra obstetra vem do latim obstetrix, que deriva do verbo obstare que significa estar ao lado, ficar próximo. É exatamente essa a incumbência desses profissionais, observar e acompanhar o que a natureza é capaz de desenvolver por si só.

Obviamente o médico está apto a intervir em qualquer momento. Seja pela necessidade de prescrição de um fármaco para tratamento de alguma doença ou até mesmo em adiar ou antecipar o parto caso haja algum risco para a mãe ou o bebê.

É altamente recomendado que mulheres que desejam engravidar procure um obstetra para a realização de exames de rotina, a fim de identificar possíveis deficiências na fertilidade. No atendimento às grávidas, as consultas são explicativas.

Conversar e aconselhar as gestantes são as principais funções dos encontros que, na maioria das vezes, são mensais. Além disso, o período da gestação é muito delicado e requer um profissional dedicado que seja capaz de trazer segurança à futura mãe.

Os especialistas além de serem formados em medicina, possuem conhecimentos sobre a psicologia da mulher e precisam estar em constante atualização, já que os avanços na área tecnológica e farmacêutica sobre reprodução vem crescido bastante nos últimos anos.

É uma carreira que tem estado em evidência graças ao aumento nos números de partos humanizados e naturais. É dever do obstetra garantir um parto mais seguro e com o mínimo de intervenções possíveis.

Qual a diferença entre um obstetra e um ginecologista?

No Brasil a maioria dos médicos ginecologistas também são obstetras, já que grande parte das residências abrangem as duas áreas de conhecimento. A principal diferença entre os profissionais é que os ginecologistas estudam e cuidam do aparelho reprodutor feminino, já os obstetras estão mais relacionados com a reprodução humana, especificamente.

A importância desses especialistas para a saúde pública é inegável pois não só cumprem suas obrigações médicas, mas também são habilitados para educar a população sobre a saúde da gestante e do feto, aconselhando sobre o bem-estar de ambos nessa fase da vida.

Para comemorar o dia do médico obstetra

Em comemoração a esse dia tão especial, fizemos a promoção Obstetra Week. São vários equipamentos, instrumentos e modelos anatômicos utilizados pelos obstetras.

Encontre o post da promoção Obstetra Week em nosso instagram @LojaRoster e aproveite o cupom de desconto com 8% off no boleto ou 5% off no cartão de crédito em até 3x sem juros.

Cupom válido apenas até segunda-feira ( 18/04/2019 )

CORRE e aproveite!