Tanto a autoclave como a estufa de esterilização são ótimos meios para realizar a desinfecção dos mais variados objetos, podendo ser aplicadas em diversos locais e áreas como hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios odontológicos, salões de beleza e até estúdios de tatuagem e piercing.

Entenda o que são esses equipamentos e quais as diferenças entre eles.

O que é uma autoclave?

A autoclave é um equipamento que esteriliza objetos que serão reutilizados ou descartados posteriormente. Utiliza a temperatura, pressão e umidade para causar a morte de organismos que podem ser patogênicos a humanos e animais.

A ação conjunta desses três parâmetros possibilita a desnaturação das proteínas estruturais dos micro-organismos além de desestabilizar suas membranas.

Sendo assim, a autoclave é o equipamento mais indicado para esterilização de produtos relacionados à saúde.

O que é uma estufa de esterilização?

A estufa de esterilização realiza a desinfecção através do calor seco. Dessa forma, é possível eliminar os micro-organismos através da oxidação, que promove a desidratação celular.

Para esterilizar através da estufa é necessário manter o objeto por cerca de uma ou duas horas em contato com o calor seco a uma temperatura adequada. Caso haja a abertura da porta da estufa durante esse período, a temperatura pode cair e fazer com que a esterilização não seja eficiente.

Quais as principais diferenças entre uma autoclave e uma estufa de esterilização?

A principal diferença entre ambos os equipamentos é o seu modo de funcionamento. Apesar de servirem para esterilização, a estufa utiliza o calor seco para matar os micro- organismos através da oxidação e consequente desidratação celular.

Já a autoclave utiliza outros parâmetros como a pressão, a temperatura e a umidade, fazendo com que haja a desestabilização das membranas e a desnaturação de proteínas presentes na estrutura dos micro-organismos.

Uma diferença importante que pode fazer com que a autoclave seja eleita como mais eficiente, é a possibilidade de abrir a porta da estufa durante o seu funcionamento. Na autoclave, isso não é possível, já que esse equipamento funciona como uma panela de pressão que só permite a abertura após todo o processo.

Um fator negativo dessa característica é que a abertura da porta da estufa antes do prazo estipulado para desinfecção, cerca de uma ou duas horas, pode afetar a eficiência da esterilização.

Autoclave x estufa de esterilização

Neste artigo você entendeu um pouco mais sobre a autoclave e a estufa de esterilização, além de aprender quais são as principais diferenças entre esses dois equipamentos.

Para deixar mais claro, veja quais são as características que diferenciam a autoclave e a estufa:

  • São equipamentos distintos – Funcionam de maneiras diferentes
  • Eliminam os micro-organismos por meios variados
  • A estufa possibilita que sua porta seja aberta a qualquer momento, enquanto a autoclave possui uma trava que impede a abertura durante o procedimento de esterilização

Em suma, ambos os equipamentos são eficientes se utilizados de acordo com o manual do fabricante e o modo de utilização indicado.N

Na loja virtual da Roster você encontrará estufas e autoclaves ideais para a esterilização de diversos
materiais. Confira nossos produtos e condições de pagamento!