Para garantir resultados confiáveis, realizados de maneira rápida e precisa, um laboratório precisa de uma estrutura básica com alguns produtos e instrumentos que são essenciais para o seu bom funcionamento. Abaixo, você encontrará uma lista de itens obrigatórios em um laboratório de análises clínicas.

Microscópios

Microscópio binocular

Em análises clínicas, o microscópio mais utilizado é o óptico e com ele é possível visualizar células, realizar a contagem celular, servindo também para a identificação de micro- organismos causadores de doenças.

Centrífugas

Centrífuga Coleman

As centrífugas são essenciais em laboratórios de análises clínicas para realizar a separação de substâncias em solução. São usadas, por exemplo, para separar a parte líquida do plasma, o soro, e as células sanguíneas.

Pipetas

Pipetas

As pipetas são itens que podem ser feitos em variados materiais e servem para transferir líquidos de um local para outro. Nesses ambientes, as pipetas graduadas são as mais utilizadas, auxiliando na transferência de volumes específicos de fluidos.

Pipetadores

Pipetador

Os pipetadores são itens muito importantes, que quando associados às pipetas, possibilitam que os líquidos sejam transferidos de um recipiente para outro com segurança, confinando os fluidos no interior das pipetas. Podem ser dos tipos manuais ou automáticos.

Placas agitadoras

Placa agitadora de laboratório

Em muitas situações nos laboratórios de análises clínicas é necessário realizar uma perfeita homogeneização para se obter um resultado preciso. Dessa forma, as placas agitadoras são equipamentos adequados para misturar reagentes e produzir soluções.

Placas aquecedoras

Placa aquecedora

É bastante comum ter a necessidade de aquecer diversos líquidos em laboratórios. Isso acontece porque a temperatura pode ser crucial para o processo analítico e específica para determinadas medições. Sendo assim, as placas aquecedoras são instrumentos muito importantes nesses locais.

Colorímetro

Colorímetro

O colorímetro é um equipamento que possibilita medir a concentração de um composto de acordo com a intensidade da cor. Nesse contexto, pode ser usado para analisar diversas amostras e indicar a quantidade de determinado soluto em seu meio.

Contadores de células

Os contadores de células são essenciais em laboratórios de análises clínicas e são usados, principalmente, para a contagem de células sanguíneas nos hemogramas. Podem ser dos tipos manuais ou automáticos.

Analisador de bioquímica

Analisador de bioquímica

Fornece análises bioquímicas de diversas amostras referentes ao metabolismo humano e, para isso, utiliza de variados marcadores e reagentes específicos, possibilitando resultados rápidos e precisos.

Balança

Balança de laboratório

A balança é um equipamento crucial em qualquer laboratório, pois é através dela que se é possível realizar medições precisas de diversos elementos. Sendo assim, é muito útil na produção de soluções usadas para os processos analíticos.

Banho-maria

Banho-maria

O banho-maria é muito importante para aquecer meios, soluções e reagentes de forma segura, impedindo que esses materiais venham a perder as suas propriedades. Por isso, permite o uso desses produtos a uma temperatura ideal.

Estufas

Estufa de laboratório

As estufas são equipamentos muito usados para manutenção de células, micro-organismos e também para a esterilização de materiais. Isso acontece através da manutenção de uma temperatura e níveis de CO 2 constantes e adequados.

Autoclave

Autoclave

A autoclave é um equipamento que possibilita a esterilização e desinfecção de variados materiais destinados à reutilização. Além disso, é muito importante para o descarte adequado de instrumentos descartáveis.

Cabine de segurança

Cabine de segurança

Para realizar a manipulação de materiais estéreis ou que apresentem algum risco ao manipulador, é muito importante utilizar a cabine de segurança. Sendo assim, a cabine de segurança protege o usuário de possíveis infecções que a amostra possa trazer além de proteger a amostra dos contaminantes externos.

Capela

Capela de laboratório

A capela é muito importante para a manipulação de reagentes que apresentem toxicidade ao usuário quando inalados e atua exaustando os vapores tóxicos para a área externa.

pHmetro

Medidor de PH

O pHmetro em análises clínicas é importante tanto para realizar análises do pH de diversas amostras biológicas, bem como para a produção de soluções com um pH específico que são utilizadas nos mais variados processos analíticos.

Destilador de água

Destilador de água

Em laboratórios é muito importante que a água utilizada em reagentes, meios e soluções seja purificada. Por isso, o destilador de água é um equipamento essencial nesses ambientes, possibilitando retirar as impurezas e contaminantes da água comum.

Vidrarias diversas

Recipientes em Vidro para laboratório

Para realizar as mais diversas análises clínicas é necessário utilizar recipientes que sirvam para armazenar as amostras durante os procedimentos realizados. Além disso, há muitas vidrarias que são importantes para produção de meios e reagentes utilizados nos processos analíticos. Dessa forma, tubos, beckers, provetas e outros instrumentos podem ser bastante úteis nos laboratórios de análises clínicas.

Compre equipamentos para laboratório totalmente online

Acesse nossa loja virtual e compre equipamentos para laboratório com entrega no Brasil inteiro, pagamento parcelado, garantia e nota fiscal.

Clique aqui e acesse nossa loja virtual

Compartilhe