Em um laboratório há diversas vidrarias específicas para cada finalidade. Umas com maior capacidade, outras mais utilizadas para medição de volumes, mas cada uma com uma função.

Dessa forma, é importante definir o que são erlenmeyers, para que servem e quais são as suas principais características.

O que são erlenmeyers e quais são as suas funções?

Os erlenmeyers são frascos de vidro ou plástico que são utilizados para realização de soluções, cultivo de micro-organismos e tecidos, além de serem amplamente úteis em titulações para determinar uma quantidade específica de um componente em solução.

Características dos erlenmeyers e sua importância

Possuem uma aparência característica de cone invertido e variam conforme a capacidade máxima de volume suportada, que pode ser desde 5 ml, até 5 litros ou mais.

Nesse quesito, é importante avaliar qual volume será mais utilizado no laboratório ou na sua linha de pesquisa.

Esses frascos podem possuir a boca mais larga ou mais estreita dependendo do modelo. A vantagem de ter a boca mais estreita que um becker, por exemplo, está na capacidade de manipular líquidos mais voláteis, sem que esses evaporem tão rapidamente.

Nas soluções químicas o estreitamento do bico é importante para evitar acidentes como o respingamento de líquidos perigosos.

Alguns erlenmeyers possuem tampa e isso facilita ainda mais a realização de soluções, já que eles podem ser facilmente agitados sem que haja preocupação de vazamento do líquido contido em seu interior.

Os fracos de vidro podem ser aquecidos através de bicos de bunsen ou placas aquecedoras, principalmente durante a realização de titulações.

Apesar de serem graduados, não são instrumentos próprios para fazer medições precisas. Nesse sentido, é
importante utilizar um instrumento que seja mais indicado para essa finalidade.

Os erlenmeyers são essenciais para qualquer tipo de laboratório, por esse motivo é interessante avaliar quais características são primordiais para sua pesquisa antes de adquiri-los.

Dentre elas, a quantidade de vidraria necessária, a largura da boca adequada, o volume do frasco e a necessidade de tampa. Dessa forma, é possível optar pelos modelos apropriados para o estudo.