Se você deseja ter uma fábrica de cerveja artesanal para comercialização ou mesmo para consumo próprio precisa saber que há diversos equipamentos que são essenciais para a produção desse tipo de bebida e para controlar a qualidade da produção. Por isso, listamos alguns desses produtos que não podem faltar na produção de uma cerveja artesanal de alto padrão!

Equipamentos utilizados em fábricas de cerveja artesanal

Entenda abaixo quais são alguns dos equipamentos usados em uma fábrica de cerveja artesanal e qual as suas principais finalidades para essa aplicação.

Refratômetro

O refratômetro é muito importante para verificar a densidade do mosto. A densidade é que vai fazer com que a cerveja possua um maior ou menor teor alcoólico, por isso, esse parâmetro deve ser verificado para controlar a sua qualidade. A principal vantagem do refratômetro é que a medição pode ser realizada com apenas duas gotas do mosto.

Densímetro

O densímetro é também um instrumento muito utilizado para medir a densidade do mosto. Apresenta a mesma finalidade do refratômetro, no entanto, precisa de uma quantidade maior do mosto para a verificação da densidade. Por isso, seu uso significa um maior desperdício do produto. Em geral, é utilizado em conjunto com provetas.

pHmetro

Já o pHmetro é muito usado para medir o pH do mosto nas etapas de brasagem e fervura, além de ser útil também para verificação do pH da água no processo de lavagem do bagaço. Para essa finalidade, os medidores de pH de bolso ou portáteis são os mais indicados.

Termômetrotipo espeto

Para garantir a qualidade da cerveja produzida é importante verificar a sua temperatura nas mais variadas etapas do processo de fabricação. Para isso, um termômetro tipo espeto é o equipamento ideal! Esses termômetros podem ter diversas escalas e medir em Celsius e em Fahrenheit.

Balança

Usar uma balança é importante para realizar a pesagem do malte e lúpulo, pois uma quantidade adequada desses elementos é essencial para produção de uma cerveja artesanal de qualidade. Para isso, o ideal é possuir uma balança que suporte de poucas gramas até alguns quilos.

Proveta

A proveta é um instrumento que não poderia ficar de fora da lista, principalmente se a densidade do mosto for medida através de densímetros. Em geral, provetas de 250 mL são o suficiente para realizar a medição.

Você encontra esses e outros equipamentos na Loja Roster

Na Loja Roster você encontra refratômetros, provetas, pHmetros e termômetros ideais para uma fábrica de cerveja artesanal. Esses produtos são importantes para proporcionar uma maior precisão nos processos, por isso, não podem faltar para quem deseja produzir uma cerveja artesanal de qualidade!

Compartilhe