O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2021, abre inscrições para o primeiro semestre nesta terça-feira (26). O prazo para se inscrever vai até o dia 29, sexta-feira, e os resultados serão divulgados no dia 2 do mês que vem. 

A seleção utilizará notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir do ano de 2010 até 2019. Para se candidatar é necessário não ter zerado a redação e conseguir média acima de 450.

Com o atraso do Enem 2020, não será possível utilizar as notas dessa seleção para as inscrições no FIES do primeiro semestre de 2021. Do mesmo modo, quem tem interesse pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), também deverá aguardar o segundo semestre para usar a nota obtida no Enem 2020.

O que é o FIES 2021?

O FIES é um programa do governo que garante o financiamento do valor de cursos de nível superior para estudantes com renda mensal de até cinco salários mínimos. Estudantes com renda de até três salários mínimos podem concorrer a vagas com juro zero, já quem tem renda mensal de até 5 salários mínimos é candidato a vagas com juros variáveis.

Como se inscrever para o FIES?

Para se inscrever no FIES 2021 é simples, basta acessar o site do programa, clicar em “Minha Inscrição” e depois em “Fazer cadastro”. Após isso, você será direcionado ao site do governo onde será possível realizar o cadastro ao responder algumas perguntas.

Com o cadastro finalizado neste site, o candidato será redirecionado ao site do Fies novamente, onde deverá clicar em efetuar login com gov.br. Nesta etapa, será necessário informar o CPF e senha cadastrados no site do governo federal. Após o login, o candidato deverá preencher ainda mais algumas informações para concluir as inscrições.

Quais são as etapas para quem for pré-selecionado?

Para quem for selecionado em chamada única, é necessário acessar o site do FIES conforme prazo determinado e complementar outras informações. Já quem for participante da lista de espera e for pré-selecionado, deve acessar o site e completar a sua inscrição para contratar o financiamento em três dias úteis após a divulgação do resultado.

Após isso, o candidato precisará ir até à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) até 5 dias após complementação da inscrição para validação de seus dados.

Depois do terceiro dia útil da validação pelo CPSA, o candidato deverá comparecer a uma agente financeiro até dez dias depois levando a documentação exigida para a contratação. Após a aprovação pelo agente financeiro, a contratação deve ser formalizada.

Quando pagar o saldo devedor?

Caso o estudante tenha renda, o pagamento do saldo devedor deve ser iniciado no primeiro mês após a conclusão do curso. Já quando o estudante não possui renda no início do pagamento ou em qualquer momento durante a amortização do saldo devedor, o financiamento deverá ser quitado em prestações mensais referentes ao pagamento mínimo.

O FIES 2021 é uma ótima maneira para ingressar no nível superior, respeitando o limite de renda do estudante e permitindo a quitação do que foi financiado após a finalização do curso. Por isso, é uma alternativa para quem deseja fazer uma graduação, mas não possui renda suficiente para quitar a mensalidade em sua totalidade.