Em tempos de pandemia, manter a atenção de alunos com as aulas virtuais e atividades online é um grande desafio. Para fazer com que o conteúdo seja mais atrativo, um professor de Curitiba inovou ao se fantasiar de variados personagens do cinema e artistas famosos durante as aulas.

Fábio Muniz, professor da Universidade Positivo, que leciona para cursos de publicidade, jornalismo e design resolveu inovar durante a quarentena para fazer com que seus alunos se interessassem pelos conteúdos e também para trazer um pouco mais de serenidade em um momento tão difícil.

Utilizando da tecnologia e muito bom humor, o professor utiliza máscaras, perucas e as mais variadas roupas improvisadas. As fantasias não são repetidas, o que faz com que haja  uma expectativa quanto ao personagem do dia. Segundo ele, a participação melhorou bastante, evidenciando o quanto essas medidas têm impactado no acolhimento e na descontração.

O início de tudo

O professor relata ter sofrido de muita ansiedade no primeiro mês de isolamento e decidiu inovar usando uma peruca em uma das aulas para descontrair. Alcançado o seu objetivo de “quebrar o gelo”, os alunos se divertiram com a surpresa e postaram em suas redes sociais, o que viralizou e até virou meme.

Além de ter conseguido trazer muita distração ao momento, outras conquistas foram alcançadas, como uma maior aproximação dos alunos e a criação de um laço de amizade com os participantes das aulas.

Muniz afirma que com a relação mais estreita foi possível conhecer melhor seus alunos, ressaltando a importância das conversas e do apoio durante esse período em que muitas pessoas estão isoladas de suas famílias e amigos.

Elaboração do figurino e cenário

Utilizando TNTs como chroma keys, o professor usa efeitos para simular os mais diversos ambientes e situações. Além disso, Muniz conta com a parceria de uma ex-aluna que possui uma casa de festas, para ter sempre uma variedade de figurinos sem custo e mantendo a segurança.

Incentivo e motivação constante

De acordo com o relato de alguns alunos, tais aulas fazem com que a ansiedade com relação à pandemia seja reduzida. Ademais, muitos estudantes também têm buscado se fantasiar para entrar na brincadeira durante as aulas. Um desses alunos, inclusive, relatou que ao se divertir é possível aprender e produzir muito mais.

Segundo a coordenadora de cursos de Educação à Distância, Katia dos Santos, Muniz está utilizando técnicas de neurociência para atrair a atenção dos alunos. Katia afirma que é importante usar dessas estratégias para manter os estudantes atentos ao conteúdo.

A coordenadora pontuou que muitos professores podem ter dificuldades para melhorar o rendimento de seus alunos durante o período de isolamento. Contudo, é essencial apostar em métodos que possibilitem uma maior interatividade e que despertem a curiosidade dos participantes das aulas online.