O final do ano está às portas e o que todos os alunos esperam é uma despedida do ano letivo à altura. E é nesse momento que os professores enfrentam o desafio de surpreender a turma com decorações, festas, brincadeiras e dinâmicas para encerrar o ciclo da melhor forma possível.

Pensando nisso, separamos algumas ideias para você, professor, aplicar na sua escola e fazer uma comemoração de fim de ano inesquecível para os seus alunos.

Ideias para festas de fim de ano na escola: O que fazer?

Por se tratar de uma comemoração anual, é difícil sempre ter boas ideias e inovar nessas datas. Abaixo listamos algumas atividades que podem ser feitas ao longo do mês de dezembro para incentivar os seus alunos e promover o clima natalino na sua escola.

1. Construa uma árvore de Natal personalizada

Monte uma árvore de Natal e incentive os seus alunos a fazerem bolinhas e outros enfeites personalizados com fotos da família, amigos ou coisas que sejam importantes para eles.

Peça que eles mesmos pendurem na árvore até a festa de fim de ano. No dia da comemoração reúna toda a turma para fotos com a árvore montada.

2. Proponha apresentações culturais

Apresentações de poemas, danças e musicais são maneiras de desenvolver o lado artístico de seus alunos. Utilize o tema “Natal” ou “Fim do ano” e permita que eles soltem a criatividade.

É possível dividir a turma em grupos ou duplas para que as apresentações não se tornem tão extensas. Solicite que todos se apresentem no dia da confraternização.

3. Faça uma exposição criativa

É um ótimo momento para expor os trabalhos realizados durante o ano ou então propor uma exposição de um tema específico relacionado ao fim do ano. Aproveite esses trabalhos para decorar a confraternização final. Seus alunos ficarão felizes de ver suas artes expostas em um dia tão especial.

4. Incentive a criação a partir de itens recicláveis

Para dinâmicas de amigo-oculto é possível ainda ensinar os seus alunos sobre sustentabilidade. Peça para que criem presentes para o seu amigo secreto ou para familiares e amigos através de itens reutilizáveis. Garrafas pets, papelões e papéis coloridos podem ser o suficiente para criar uma peça de arte bem bonita e personalizada.

5. Mantenha os alunos envolvidos nos preparativos

Além de ensinar sobre o trabalho em equipe e promover a interação da turma, envolver os seus alunos nos preparativos da festa de fim de ano é importante para que o evento fique mais a “cara” da turma. Para isso, permita que eles enfeitem a sala, trabalhem na decoração e tragam ideias para a última comemoração do ano.

6. Faça um vídeo de retrospectiva

No final de um ciclo é sempre bom relembrar como tudo começou, as alegrias e dificuldades enfrentadas e como tudo passou e culminou para aquele momento. Por isso, uma boa opção é fazer um vídeo com fotos e gravações de momentos importantes do decorrer do ano. Apresentações em grupos, passeios e fotos das redes sociais dos alunos podem ser ótimos registros para essa atividade.

Dicas de brincadeiras para comemorações de fim de ano nas escolas Agora que você já tem toda a organização da festa preparada é preciso pensar nas atividades que serão desenvolvidas durante o evento. Veja abaixo algumas sugestões de dinâmicas para fazer desse momento ainda mais especial.

7. Amigo-oculto

Brincadeira tradicional durante as festas de fim de ano, não poderia deixar de estar presente ao comemorar o término de mais um ciclo. Para promover a interação entre os alunos é possível realizar a brincadeira com um valor simbólico previamente estipulado para os presentes. Outra maneira é utilizar itens recicláveis confeccionados por eles para presentear os colegas.

8. Mímica

Atividade muito utilizada para “quebrar o gelo”, a mímica é uma ótima brincadeira que com certeza trará boas risadas e momentos de descontração para sua festa de fim de ano. É possível dividir os alunos em grupos e utilizar filmes, séries e temas natalinos para que eles adivinhem. Vence a equipe que adivinhar mais itens.

9. Amigos de leitura

Uma atividade muito legal para incentivar a leitura é fazer com que cada aluno traga o seu livro favorito no último dia de aula e entregue a um amigo. A escolha do colega pode ser feita por sorteio e o livro deverá ser entregue no primeiro dia de aula do próximo ano, acompanhado de uma resenha. Além disso, é importante que o professor incentive os alunos a conversarem sobre o conteúdo assim que se reencontrarem.

10. Desembalando o presente

Utilize doces e pequenas lembranças e embale-as com diversas camadas de papel de presente. No momento da brincadeira, organize os alunos em roda e jogue um dado. O número que sair deverá ser a quantidade de embalagens que a primeira pessoa poderá abrir.

Caso não consiga chegar até o presente, o item deve ser passado para o próximo participante que também jogará o dado, recomeçando a brincadeira.

11. Cartões personalizados

Peça para que seus alunos tragam um recorte de alguma figura ou um adesivo que achem bonito. No dia da confraternização, entregue uma folha de sulfite dobrada no formato de um cartão e peça para que eles colem a figura e desenhem ou escrevam para alguém a quem queiram presentear com o cartão.

12. Balão da motivação

Essa brincadeira é muito interessante por estimular os alunos a incentivarem seus amigos e colegas. Solicite para que cada um da turma escreva uma mensagem de motivação para seus companheiros. Peça para que eles encham um balão, coloquem a frase dentro e joguem para o alto todos os balões ao mesmo tempo. Dessa forma, cada aluno receberá um balão com uma frase estimuladora de algum amigo.

Gostou das nossas dicas? Com certeza, com essas ideias, a festa de fim de ano na sua escola será muito mais animada e inesquecível para os seus alunos e colegas de trabalho.