Com a popularização dos microscópios, muitas pessoas têm adquirido o seu próprio aparelho para estudos e pesquisas. No entanto, nem todos sabem como escolher a lâmpada ideal para o seu microscópio.

As lâmpadas para microscópio são fundamentais para a qualidade das imagens que serão capturadas pelo aparelho. Sendo assim, é importante saber como escolher a melhor lâmpada, de acordo com o tipo de microscópio e as suas necessidades.

Neste artigo, vamos mostrar como escolher as lâmpadas ideais para o seu microscópio, de acordo com o tipo de aparelho e as suas necessidades.

Tipos de lâmpadas para microscópio

As lâmpadas para microscópio são classificadas em dois grandes grupos: as de incandescência e as de halogênio. As lâmpadas de incandescência são as mais antigas e funcionam através da queima de um filamento metálico. Já as lâmpadas de halogênio são mais modernas e funcionam através da queima de um gás halogenado.

Lâmpadas de incandescência

Lâmpada de incandescência

As lâmpadas de incandescência são divididas em três tipos: a lâmpada carbona, a lâmpada metalhalídea e a lâmpada tungstênio. A lâmpada carbona é a mais antiga e é composta por um filamento metálico envolvido por uma camada de carbono. A lâmpada metalhalídea é composta por um filamento metálico envolvido por uma camada de halogênios. Já a lâmpada tungstênio é composta por um filamento metálico envolvido por uma camada de tungsteno.

Lâmpadas de halogênio

Lâmpada de halogênio

As lâmpadas de halogênio são divididas em quatro tipos: a lâmpada HPS (high pressure sodium), a MH (metal halide), a HID (high intensity discharge) e a VHID (very high intensity discharge). A HPS é composta por um gás halogenado pressurizado dentro de um tubo de vidro. A MH é composta por um gás halogenado que não está pressurizado dentro do tubo de vidro. A HID é composta por uma mistura gasosa dentro do tubo de vidro e pode ser usada com ou sem pressão. Já a VHID é composta por uma mistura gasosa altamente pressurizada dentro do tubo de vidro.

Como escolher a lâmpada ideal para o meu microscópio?

Agora que você sabe um pouco mais sobre as lâmpadas ideais para cada tipo de microscópio, é hora de escolher a melhor lâmpada para o seu equipamento. Lembre-se de que cada lâmpada possui suas vantagens e desvantagens, por isso é importante analisar bem todas as opções antes de realizar a compra.

Confira no manual de uso do seu microscópio, qual tipo e potência de lâmpada deverá ser utilizada.

Loja de lâmpada de microscópio

Pesquisando por uma loja de lâmpada de microscópio? Acessando a loja virtual da Roster, você compra lâmpada para microscópio com garantia, entrega rápida e pagamento parcelado.

Clique aqui para acessar nossa loja virtual e comprar: lâmpadas para microscópio