Quer conhecer quais são os materiais usados em laboratórios de biologia? Entenda o que não pode faltar nesse tipo de laboratório, a função de cada objeto e como podem ser aplicados nesse ambiente.

Os laboratórios de biologia estudam os mais diversos conceitos da área, como a análise plantas, células ou aspectos do âmbito molecular. Por isso, utilizam muitos instrumentos que possibilitam essas pesquisas e ensaios.

Quer conhecer quais são os instrumentos indispensáveis nesse tipo de laboratório? Leia abaixo.

Principais materiais usados em laboratórios de biologia

Os principais materiais usados em laboratório de biologia podem ser equipamentos, vidrarias ou instrumentos que são capazes de facilitar a vida dos profissionais atuantes nesses locais. Entenda quais são eles.

Balança

Balança de Precisão 0,01g 300g BN 300 Coleman

Indicada para a medição da massa de substâncias sólidas e líquidas. É muito útil na produção de meios de cultura e soluções usadas para manutenção de espécies.

Becker

Becker em Polipropileno PP 2000-250 Nalgon

Ideal para armazenar líquidos de forma transitória, realizar reações, dissolver substâncias e aquecer fluidos.

Centrífuga

Macro Centrífuga 12 tubos de 15ml 90-1 Coleman

Equipamento utilizado para promover a sedimentação e separação de elementos através da força centrípeta.

Eppendorf

Eppendorf

São pequenos tubos usados para armazenar substâncias, realizar ensaios ou a separação de elementos através da microcentrífuga.

Funil

Funil em Aço Inox Com ou Sem Alça – 250ml RIC042-250

É um material muito importante para auxiliar na transferência de líquidos e também serve de suporte para o papel de filtro.

Lâmina para microscopia

Lâmina lisas Ponta Fosca Lapidada para microscopia 26x76mm

As lâminas são utilizadas como suporte para preparações que serão visualizadas ao microscópio.

Lamínula para microscopia

Lamínula para microscopia 24x60mm (Caixa com 100 unidades) P24X60

As lamínulas são usadas após a preparação da amostra na lâmina, sendo importantes para cobrir o material e evitar aberrações na imagem e refração dos raios de luz.

Pipetadores

Pipetador Pi-Pump 2ml Azul K3-0

Os pipetadores são usados para sugar líquidos em pipetas, evitando que o manipulador tenha contato direto com esses fluidos.

Pipeta graduada

Pipeta sorológica graduada de vidro 25ml – P25ML

Usada para medir diversos volumes com um pouco mais de precisão. No entanto, ainda não é o instrumento mais preciso para medição de líquidos.

Pipeta Pasteur

Pipeta Pasteur

A pipeta Pasteur não é um instrumento preciso, sendo aplicada, principalmente, para transferir líquidos ou para lavar vidrarias.

Pipeta volumétrica

Pipeta volumétrica

Com maior precisão, a pipeta volumétrica é usada para transferir volumes fixos de fluidos. São úteis, por isso, para produção de soluções e determinados reagentes que precisam de uma medida mais precisa.

Pisseta

Pisseta

A pisseta é usada para armazenar, principalmente, água destilada e álcool, úteis para a lavagem de vidrarias e outros materiais através de jatos líquidos.

Placa de Petri

Placa de Petri

As placas de Petri são muito importantes para o preparo de meios de cultura para bactérias, possibilitando o cultivo desses micro-organismos diretamente nesse recipiente. Além disso, podem ser aplicadas em ensaios sobre a germinação de plantas e para observação de pequenos animais.

Proveta

Proveta

Para realizar uma medição não tão precisa de líquidos, a proveta pode ser um dos instrumentos indicados. Sendo assim, pode ser usada para produção de algumas soluções e reagentes.

Tubo de ensaio

Tubo de ensaio

Os tubos de ensaio são úteis para coletar, misturar e armazenar variadas amostras de volume reduzido.

Tubo Falcon

Tubo Falcon

Com volumes variados, são úteis para realizar a separação de elementos em solução através da centrifugação. Além disso, podem ser usados para congelar e armazenar meios, reagentes, soluções e amostras diversas.

Compartilhe sua experiência em laboratório de biologia

Neste artigo você conheceu alguns dos materiais usados em laboratórios de biologia. Esses produtos possibilitam os mais variados experimentos e ensaios, sendo primordiais nesses ambientes. Utiliza algum material em seu laboratório de biologia que não foi citado aqui? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com laboratório de biologia.