Para que micro-organismos sejam mantidos em um ambiente adequado com todos os nutrientes ideais para o seu desenvolvimento, é necessário que haja um meio rico e específico para isso.

O meio de cultura é uma preparação muito utilizada em laboratórios, que tem por objetivo fornecer aos micro-organismos o local perfeito para o seu crescimento.

Entenda abaixo um pouco mais sobre o meio de cultura e onde pode ser utilizado.

O que é e para que serve o meio de cultura?

O meio de cultura pode ser líquido, semissólido ou sólido e tem como principal função prover os nutrientes necessários para o desenvolvimento e o bom crescimento de células e outros organismos vivos. Como são utilizados em variadas aplicações, são específicos para cada tipo de célula ou micro-organismo mantido em cultura.

Podem conter diversos tipos de ingredientes como extratos de tecidos animais ou vegetais, além de compostos orgânicos e inorgânicos. Há meios que são enriquecidos com nutrientes além dos encontrados habitualmente, os seletivos, que permitem o crescimento de somente determinados organismos e outros meios para finalidades diversas.

Dessa forma, é possível realizar uma infinidade de experimentos com esses produtos, que são essenciais em muitas pesquisas e permitem mimetizar um ambiente perfeito para o desenvolvimento dos organismos que se deseja analisar.

Quais são os tipos de meios de cultura?

Os meios de cultura mais utilizados para cultivo de micro-organismos incluem nutrientes específicos misturados ao ágar que faz com que o meio se solidifique. Essa estratégia permite que micro-organismos sejam cultivados em placas de petri. Na cultura de células, os meios são comumente acrescidos de fatores de crescimento e hormônios. Para células animais, o soro fetal bovino é um ingrediente importante que auxilia a promover o ambiente ideal.

Veja abaixo os principais tipos de meios de cultura disponíveis.

Meio de cultura enriquecido

O meio de cultura enriquecido apresenta uma grande porção de nutrientes que favorecem o crescimento de micro-organismos, até mesmo os que possuem maior dificuldade em crescer em cultura.

Meio de cultura seletivo

O meio de cultura seletivo possui componentes que possibilitam o crescimento de determinados organismos e inibe a proliferação de outros.

Meio de cultura diferencial

Esses produtos possuem componentes que permitem diferenciar a cultura de organismos distintos em um mesmo meio. Para isso, utilizam corantes e outros produtos para promover essa diferenciação.

Meio de cultura de transporte

Esses meios são úteis em situações que não é possível realizar a cultura logo no momento de coleta. Para isso, utiliza-se o meio de cultura de transporte, que permite a manutenção de boas condições para sobrevivência do organismo até que esse possa ser cultivado em seu meio de rotina.

Meio de cultura de triagem

São meios de cultura que avaliam algumas características metabólicas dos organismos, permitindo identificá-los e caracterizá-los.

Meio de cultura de identificação

Realizam provas bioquímicas para identificar determinadas características fisiológicas e peculiares de alguns micro-organismos.

Meio de cultura de contagem

São muito úteis para verificar a quantidade de populações microbianas.

Meio de cultura de estocagem e manutenção

Esses meios de cultura são os mais conhecidos e utilizados em laboratórios. Permitem que micro-organismos e células sejam mantidos e estocados, garantindo nutrientes e um ambiente favorável ao seu crescimento.

Onde o meio de cultura pode ser utilizado?

O meio de cultura é amplamente utilizado em laboratórios de pesquisa para estocagem e manutenção de organismos. Contudo, eles podem também ser utilizados em outros locais como nas análises clínicas para identificação de determinados micro-organismos, no controle de qualidade industrial, na fabricação de alimentos, nos mais variados trabalhos de campo, possibilitando o transporte de diversos organismos até o local em que serão mantidos, além de outras aplicações.

Por esse motivo, há uma grande variedade de meios de cultura. Além de serem específicos para determinados micro-organismos, alguns são adequados de acordo com a finalidade e aplicação desejada.

Conclusão

O meio de cultura possibilita que micro-organismos cresçam e se multipliquem, ao promover um ambiente adequado e ideal para a sua proliferação. Para isso, utilizam diversos nutrientes específicos para cada micro-organismo que se deseja cultivar.

São muito importantes em algumas aplicações e podem ter diversos tipos. Dessa forma, é necessário entender primeiramente a necessidade de uso antes de optar pelo meio de cultura adequado.