Você sabe o que é pH? O que ele significa e como pode ser medido? Entenda mais sobre esse conceito e como medi-lo com facilidade e eficiência.
Saber qual é o pH de uma substância é essencial na produção de soluções, na indústria alimentícia, cosmética e também para avaliação da qualidade da água, solos e outros elementos.

Essa medida indica o quanto uma solução é ácida, básica ou neutra, utilizando uma escala numérica que identifica cada uma dessas condições. Ficou confuso? Não se preocupe, vamos explicar com detalhes, abaixo!

O que é pH?

O pH é uma escala numérica que classifica as mais diversas substâncias em ácidas, básicas ou neutras. Conhecido como potencial hidrogeniônico, se refere à quantidade de cátions formados a partir da molécula de água, hidrônios (H + ), na presença de hidrogênio.

Além do pH, o pOH é também é uma grandeza que pode ser utilizada para determinação da acidez, basicidade e neutralidade de uma solução. Definido como potencial hidroxiliônico, indica a concentração de ânions hidróxido (OH – ) em uma substância. Para entender mais sobre esse conceito é preciso falar um pouco sobre a relação dos íons da água e a escala de pH.

A água, quando sofre ionização, gera hidrônios e hidróxidos. Dessa forma, qualquer solução aquosa possui uma determinada quantidade de ambos os íons. Do mesmo modo, em 25ºC, a água tem as mesmas concentrações de hidrônios e hidróxidos, que é equivalente a 1×10 -7 mol/L -1 . Sendo assim, a constante de equilíbrio iônico da água (K W ) é:

  • K W = [H + ].[OH – ]
  • K W = (1.10 -7 ).(1.10 -7 )
  • K W = 10 -14

Os valores para referência do pH, tem como base essa constante, variando de 0 a 14. Com isso:

  • pH + pOH = 14

Isso explica porque a escala de pH varia de 0 a 14.

A escala de pH

Como já citado, a escala de pH vai de 0 a 14. No meio da escala, o número 7, representa soluções neutras, que possuem a mesma quantidade de hidrônios e hidróxidos. Os números de 0 a 6 correspondem às soluções com pH ácido. Já os numerais de 8 em diante estão relacionados ao pH básico.

Para obter tais números é necessário utilizar medidores de pH. Entenda abaixo quais são os principais e como realizar a medição.

Como medir o pH?

O pH de uma solução pode ser medido de duas formas: através de pHmetros ou papéis indicadores de pH. O pHmetro é o mais preciso dentre as alternativas. Utilizando um eletrodo que deve ser mergulhado na solução que se deseja medir, é possível verificar a tensão gerada e convertê-la em uma escala de pH.

Já os papéis indicadores de pH são mais simples de usar e mudam de cor quando entram em contato com as soluções, demonstrando uma cor diferente dependendo do tipo de pH da amostra.

Um resumo prático

Neste artigo você entendeu o que é pH, além de outros conceitos como o pOH, a escala de pH, como medir essa grandeza e também alguns instrumentos utilizados para realizar essa medição. Relembre:

pH indica a concentração de hidrônios em uma solução;

  • pOH remete à quantidade de hidróxidos em uma solução;
  • pH + pOH = 14;
  • Medições de 0 a 6 indicam soluções ácidas, substâncias com pH 7 são neutras e
    as que apresentam pH de 8 a 14 são básicas;
  • O pH pode ser medido por meio de pHmetros ou papéis indicadores de pH.

Se para você ficou mais claro o que é pH, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a entender melhor esse conceito.

Compartilhe