Um modelo anatômico é um item muito importante para o estudo da anatomia. Sendo assim, pode ser aplicado em diversas áreas biológicas, facilitando o aprendizado e o ensino.

Entenda abaixo, um pouco mais sobre os modelos anatômicos.

Modelo anatômico: O que é e para que serve?

O modelo anatômico é um instrumento que mimetiza parte do corpo humano, de animais ou até mesmo todo o corpo. Pode ser feito de variados materiais e ter diversos tamanhos. Esses itens são bastante úteis em escolas, faculdades e consultórios.

Sendo assim, servem para trazer um maior esclarecimento sobre as partes do corpo, seu funcionamento e possíveis patologias.

Quais são os tipos de modelos anatômicos

Há diversos tipos de modelos anatômicos que podem ser aplicados de acordo com a área que se deseja ensinar. Veja abaixo alguns deles.

Modelos anatômicos musculares

Esses modelos evidenciam a parte muscular do corpo humano, facilitando o aprendizado de conceitos sobre a fisiologia do músculo. Podem ser bastante úteis em graduações de educação física, fisioterapia, bem como em cursos técnicos.

Órgãos internos

Para estudar os detalhes de cada órgão interno, os modelos anatômicos também são importantes. Dessa forma, há vários modelos para diversos órgãos do corpo humano, facilitando o entendimento de sua fisiologia, tornando o ensino e aprendizado dessas áreas mais simples e lúdico.

Torso humano

O torso é um tipo de modelo anatômico que contém as principais partes do corpo humano. Desse modo, é muito utilizado de forma educacional em diversas áreas da saúde e biológicas.

Modelos anatômicos de animais

Os modelos animais são importantes para quem estuda biologia ou áreas correlatas. Com eles é possível entender o funcionamento desses organismos de forma mais clara, possibilitando uma melhor compreensão através da observação.

Células

Quase todas as graduações na área da saúde possuem uma disciplina denominada biologia celular. Nessa matéria são estudados a fundo cada estrutura da célula e suas funções. Para que haja uma maior compreensão por parte dos alunos, utilizar modelos de células pode ser uma estratégia muito eficiente.

Dentre esses modelos há células vegetais e animais, além de itens que evidenciam os processos de divisão celular.

Onde os modelos anatômicos podem ser aplicados?

Por possuírem uma variedade de tipos, os modelos anatômicos podem ser aplicados em diversos locais. Veja quais são as principais aplicações.

Escolas

Em escolas de ensino médico e técnico, a maioria dos modelos anatômicos pode ser útil nas disciplinas biológicas.

Faculdades

Nos cursos de graduação que possuem matérias que abordam anatomia, os modelos anatômicos são ótimas estratégias educacionais, permitindo ao aluno visualizar melhor cada estrutura, possibilitando uma maior assimilação.

Clínicas

Apesar de não ser um ambiente educacional, nas clínicas os modelos anatômicos são importantes para explicar os mais variados procedimentos, patologias e a fisiologia. Sendo assim, tais modelos são bastante úteis também para médicos e veterinários que atendem nesses locais.

Neste artigo você entendeu o que é um modelo anatômico, seus tipos e onde podem ser aplicados. Esses itens são importantes instrumentos educacionais, por isso, caso você esteja buscando por modelos anatômicos, entre no site da Loja Roster e veja as nossas opções disponíveis.