Você quer saber o que é uma pipeta graduada e para qual função esse instrumento é utilizado? Acompanhe a leitura e entenda. A pipeta graduada é um utensílio indispensável em muitos laboratórios e variadas áreas de atuação. Sua utilização permite simplificar a transferência de líquidos, possibilitando uma pipetagem mais precisa e assertiva. Entenda melhor, abaixo!

Pipeta graduada: O que é esse instrumento?

A pipeta graduada é um tubo de vidro, com furos em suas extremidades, que apresenta uma largura estreita e contém graduações ao longo de seu corpo. Pode ter diversas capacidades de volume, atendendo assim, as mais variadas aplicações. Geralmente, possui uma marcação colorida, com uma ou duas linhas, em sua parte superior para indicar o seu volume máximo de aspiração.

Para que servem as pipetas graduadas?

A pipeta graduada tem como função transferir líquidos de um recipiente para outro. Por possuir graduação em sua extensão, é bastante usada para transferência de fluidos que necessitam de um certo grau de precisão em suas medições. Nesse sentido, pode ser também utilizada como um instrumento de medição de líquidos. No entanto, é importante ressaltar que se for necessário realizar uma mensuração altamente precisa, é essencial buscar por itens que apresentem um grau superior de precisão, minimizando possíveis erros durante a medida.

Como usar a pipeta graduada?

Como já dito, a pipeta graduada serve para transferir líquidos de um recipiente para outro. Dessa forma, para que essa função seja realizada, é necessário que se utilize instrumentos capazes de realizar a sucção do líquido. Nesse sentido, a sucção pode ser feita utilizando pipetadores como a pera, o pi-pump e o pipetador automático. É importante ressaltar que se deve observar o menisco, curva formada pelo líquido na parte superior da pipeta graduada. Quando a formação do menisco for côncava, a leitura deve ser feita na parte inferior. Se convexa, deverá ser realizada na parte superior. Além disso, os olhos do manipulador devem estar posicionados na altura do menisco para uma leitura correta.

Quais são os tipos de pipetas graduadas?

As pipetas graduadas podem variar de acordo com seu volume e também material utilizado em sua produção. No entanto, a principal diferença entre pipetas graduadas está em relação ao escoamento do líquido. Dessa forma, podem ser classificadas de duas maneiras:

Pipeta graduada de escoamento parcial

Em sua parte superior possui duas linhas coloridas, sendo calibradas para que nem todo o líquido seja escoado.

Pipeta graduada de escoamento total ou sorológicas

Essas pipetas possuem em sua parte superior uma linha colorida, sendo calibradas para que todo o líquido contido em seu interior seja escoado. Agora que você já sabe o que é uma pipeta graduada, preze sempre pela qualidade na hora de escolher a melhor para o seu laboratório. Na Loja Roster você encontra diversas soluções para a área laboratorial, contando sempre com nosso padrão de excelência. Entre e confira!