Naturalmente, uma lupa comum também pode ser usada para ampliar objetos, mas o conceito de microscópio está ligado a união de duas ou mais lentes. A lente que fica na ponta de cima do cilindro é chamada de ocular para microscópio ocular.

Veja os 3 tipos de ocular para microscópio:

1.Monocular

Ocular para microscópio: monocular

Microscópio Monocular 101MM LED Coleman

O microscópio monocular, ou seja, que só pode ser visto com um dos olhos, é a versão mais simples e básica do equipamento. Ele é muito comum em escolas, já que nesse ambiente os alunos têm o primeiro contato com microscópios e a ideia é ensinar matérias básicas.

2.Binocular

Ocular para microscópio: binocular

Microscópio Binocular N180 Coleman

A versão binocular, com campo de visão para os dois olhos, já é mais completo conta com recursos que o tornam mais apropriado para laboratórios e até para salas de aula mais avançadas. Assim, a visualização das amostras é melhor e mais completa, mas não tem a opção de acoplar uma câmera e gravar os resultados analisados.

3.Trinocular

Ocular para microscópio: trinocular

O microscópio trinocular, por sua vez, é o mais completo dos modelos, indicado para laboratórios ou professores que precisam projetar imagens de análises passadas em computadores, TVs ou projetores.

Além de permitir avaliar as amostras com maior precisão (já que tem campo de visão para os dois olhos) também oferece um espaço para conectar câmera digital. Com essa câmera, dá para capturar e editar imagens, aumentar o contraste das substâncias analisadas para facilitar a visualização, fazer medições de ângulo e até criar um banco de dados das informações coletadas.

Ficou com alguma dúvida sobre ocular para microscópio? Deixa aqui em baixo no comentário que eu respondo para você.

Compre seu microscópio das melhores marcas na Loja Roster com entrega no Brasil inteiro e pagamento parcelado, desde 1998 enviamos mais de 20 mil pedidos para laboratórios e instituições de ensino.