Com o avanço do número de infectados pelo novo coronavírus no mundo, diversos grupos de cientistas têm se empenhado para estudar e identificar as principais características do vírus. Com isso, muitas imagens microscópicas provenientes de amostras dos infectados com COVID-19 e também de partículas virais cultivadas em laboratório foram divulgadas na internet. Veja algumas abaixo.

Imagens do novo coronavírus feitas com microscópio

O Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciências criou o Sistema Nacional de Recursos Científicos e Tecnológicos para o novo coronavírus, com o objetivo de apoiar e auxiliar na prevenção da doença. Esse sistema é muito útil para divulgação dos dados científicos do vírus, auxiliando toda a comunidade científica a estudar esse micro-organismo de forma mais assertiva.

Nessa plataforma foram publicadas as primeiras imagens eletrônicas do novo coronavírus.


Foto: CDC – A imagem acima mostra através das setas, o coronavírus, podendo ser identificado com formato circular e rodeado por uma estrutura mais escura.


Foto: AFP – Já essa imagem foi concedida pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) – Centros de Prevenção e Controle de Doenças, mostrando uma figura feita por um microscópio eletrônico de transmissão. Nessa fotografia, as partículas virais estão marcadas em azul e são provenientes de uma amostra do primeiro paciente americano.


Foto: AFP – Na imagem acima feita pelo National Institutes of Health, por meio de um microscópio de varredura, é possível verificar as partículas do coronavírus saindo de uma célula infectada em laboratório.


Foto: AFP – A figura acima trata-se de uma imagem, também feita em microscópio eletrônico de transmissão, mostrando de forma mais detalhada a superfície da partícula viral, onde pode ser visualizado o seu aspecto de coroa.


Foto: AFP – Concedida pelo Instituto Nacional de Saúde, essa imagem também é outra que demonstra de forma clara a característica semelhante à coroa que o vírus apresenta.


Foto: EPA -Essa é uma micrografia da partícula viral do coronavírus feita em um microscópio eletrônico de transmissão e concedida pelo National Institutes of Health.


Foto: AFP – Essa é uma ilustração do SARS CoV-2 feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, mostrando o aspecto característico do Coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Características do novo coronavírus observadas através do microscópio

Com essas imagens, os cientistas verificaram que as partículas do novo coronavírus apresentavam um formato esférico, com um diâmetro que varia entre 60 e 140 nm. Os vírus foram encontrados dentro e fora das células e em distintos estágios de evolução. Além disso, possuíam em seu exterior estruturas que são semelhantes a picos que continham de 9 a 12 nm.


Foto: Jornal da Nova Inglaterra de Medicina

Cientistas do mundo inteiros juntos compartilhando informação

A colaboração de imagens e conhecimentos científicos são a maneira mais eficiente de promover uma maior disseminação das informações obtidas pelo novo coronavírus. Com isso, fica mais simples compreender a forma como esse vírus age e buscar alternativas para minimizar o seu contágio, como a produção de vacinas e medicamentos para possíveis tratamentos.