Foi publicado na última sexta-feira (22) o edital do SISU 2021, com cronograma e procedimentos a serem seguidos pelas instituições públicas de ensino superior para adesão ao programa. O prazo se inicia a partir do dia 8 do próximo mês e vai até o dia 12 de fevereiro. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo site.

O que é o SISU?

O SISU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que possibilita o ingresso de estudantes ao nível superior em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente através de um sistema informatizado, onde, para participar, o candidato deve ter apresentado um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de não ter zerado a redação.

As notas do ENEM também podem ser utilizadas pelos estudantes para ingresso no Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudos para universidades particulares, e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos de nível superior para alunos que possuem renda de até 5 salários mínimos.

Adesão das universidades ao SISU 2021

Para que haja uma correta adesão das universidades ao programa, é importante que as instituições descrevam quais são as condições para a candidatura das vagas ofertadas. As unidades terão do dia 17 ao dia 23 de fevereiro para retificar, se necessário, as informações prestadas no documento de adesão.

Além disso, é de responsabilidade das universidades divulgar em suas páginas virtuais e em locais com grande circulação de estudantes, as condições específicas para candidatura às vagas, assim como expressas no edital do programa e outros documentos próprios da instituição.

O que diz o edital?

O edital publicado no dia 22 de janeiro diz que para que haja a seleção dos candidatos, é necessário a exigência dos resultados obtidos no ENEM 2020. O exame foi aplicado, excepcionalmente por conta da pandemia de covid-19, presencialmente nos dias 17 e 24 de janeiro.

Nesta edição foi possível optar pela realização digital do exame, que será realizada hoje (31 de janeiro) e no dia 7 de fevereiro.

O edital do programa ainda prevê que seja disponibilizado pelas instituições o acesso virtual ao SISU, possibilitando aos estudantes encaminhar de forma remota todos os documentos e comprovantes necessários para efetuar as matrículas à distância, caso não seja possível realizar os procedimentos de maneira presencial.


Além disso, cabe à instituição disponibilizar acesso virtual e gratuito aos estudantes que desejam se inscrever no processo seletivo do SISU, de acordo com o horário de funcionamento regular da unidade. O edital para o SISU 2021 poderá ser lido na íntegra, através deste site.