O refratômetro é um equipamento bastante utilizado em diversos âmbitos. Em laboratórios, seu uso é destinado a testes e controle, além de ser amplamente usado na indústria alimentícia e de bebidas com o objetivo de indicar o índice de refração do material analisado. Quer saber mais informações sobre o refratômetro? Acompanhe a leitura.

O que é um refratômetro e qual a sua finalidade?

Antes mesmo de dizer o que é um refratômetro e qual a sua finalidade é preciso elucidar alguns termos importantes para se compreender o funcionamento desse equipamento. Como já citado, o refratômetro mede o índice de refração de uma amostra. Mas você sabe o que é um índice de refração?

Esse termo está associado à concentração percentual de sólidos contidos em uma solução aquosa e se refere à “resistência” que cada meio possui ao passar através dele uma radiação, que depende também de seu comprimento de onda e frequência.

Esse índice se caracteriza pelo desvio angular que uma radiação sofre ao atravessar um meio distinto ao que anteriormente estava percorrendo. Nesse contexto, o refratômetro faz uso do ângulo limite de reflexão total, que se relaciona com as propriedades ópticas do material estudado.

Ao passar por um meio, a luz percorre sempre uma linha reta. Contudo, quando muda de um meio para outro distinto, sofre refração, modificando o ângulo e sua direção. O índice de refração é definido como a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio que se deseja analisar.

De acordo com a fórmula do índice de refração, que considera parâmetros como a velocidade da luz no vácuo, o comprimento de onda e a frequência da radiação incidente, quanto maior a frequência da radiação, maior será o índice de refração. Esse fator também pode ser alterado com a temperatura, já que soluções se tornam menos
densas em temperaturas mais altas, reduzindo o seu índice de refração.

É através desses dados que o refratômetro indica o nível de pureza de um material, a sua concentração e as características de um determinado produto. Dessa forma, o refratômetro é um equipamento que utiliza os cálculos do índice de refração aliados às leis de refração para informar as especificidades de uma amostra.

Os refratômetros são usados na indústria alimentícia para medir a quantidade de açúcar em bebidas ou definindo a salinidade de determinados alimentos. Em laboratórios são bastante usados para definir as características de um material ou a sua concentração, permitindo uma análise eficiente e auxiliando nos estudos.

Os refratômetros podem ter tipos diversos, veja abaixo os seus principais e suas aplicações.

Tipos de refratômetro

Por ser um equipamento utilizado em diversos ambientes, o refratômetro tem muitos tipos distintos, cada um específico para uma aplicação. Acompanhe para entender melhor.

1. Refratômetro analógico

Esse tipo apresenta o resultado através de uma escala manual. Apesar de ser bastante eficiente, a leitura analógica pode originar erros por parte do manipulador, fazendo com que a confiabilidade do resultado seja contestada.

2. Refratômetro digital

Esse equipamento demonstra o resultado através de um display digital, o que torna o dado mais confiável para a análise.

3. Refratômetro de bancada

São, geralmente, do tipo ABBE, que possibilita a medição por transmissão da luz, onde a mesma passa rasante ou pela reflexão como os outros refratômetros. Os refratômetros de bancada também podem ser do modelo Pulfrich. Nesse último, a medição pode ser feita por reflexão ou através do desvio da luz em uma amostra prismática.

4. Refratômetro portátil

É bastante usado no controle de qualidade de alimentos e também em trabalhos de campo.

5. Refratômetro Brix

Esse equipamento é usado para medir o nível de concentração de açúcar nas mais variadas soluções, através da refração. Após isso, converte esse índice para uma escala adequada para medir o teor de açúcar, a escala Brix. Há ainda outros tipos adequados para medição da salinidade ou do teor de álcool de determinados alimentos.

Nesse contexto, o refratômetro pode ter diversas aplicações e é necessário entender qual será a sua finalidade antes de adquirir um modelo. Há muitos tipos específicos e também existem os mais genéricos que são utilizados para uma grande variedade de medições.

Para escolher o refratômetro ideal é preciso conhecer a faixa do índice de refração das amostras que serão analisadas, sendo possível assim, optar por um equipamento que atenda às necessidades de medição dos materiais estudados.