Em laboratórios, a utilização da pipeta é primordial, seja ela, volumétrica, graduada, pasteur ou eletrônica.

Esse instrumento possibilita que líquidos sejam transferidos com segurança, permitindo a realização de diversos ensaios, bem como a produção de meios de cultura e reagentes.

Acompanhe a leitura para entender um pouco mais sobre a pipeta volumétrica.

Pipeta volumétrica: O que é?

A pipeta volumétrica é um instrumento feito de vidro, e que possui em sua parte central, uma estrutura em forma de bulbo. Assim como as pipetas graduadas, as volumétricas apresentam duas extremidades vazadas. Além disso, podem conter em sua parte superior um ou dois traços coloridos.

Essas pipetas podem ter diversos volumes, variando, geralmente, entre 5 e 100 ml, e a capacidade dessa pipeta pode ser observada através de uma numeração em sua parte superior.

Para que serve uma pipeta volumétrica?

Assim como a pipeta graduada, a pipeta volumétrica é bastante útil na transferência de líquidos. Entretanto, é usada para transportar líquidos com um volume determinado, de acordo com sua capacidade.

Sendo assim, é um instrumento muito preciso e adequado para quem precisa realizar medições com maior precisão ou transferir volumes exatos de líquidos.

Como usar uma pipeta volumétrica?

O modo de usar uma pipeta volumétrica é bastante semelhante à pipeta graduada. Para ambas é necessário que o líquido seja aspirado por meio de uma pera, ou pipetador até uma altura um pouco acima de sua capacidade total.

Para atingir o menisco, curva formada pelo líquido na parte superior da pipeta, é necessário esvaziar um pouco o instrumento. Nesse sentido, quando o menisco for côncavo, a leitura deve ser feita na parte inferior, quando convexo, a leitura deve ser realizada do lado superior.

É importante destacar que os olhos do manipulador devem estar na mesma altura do menisco para a realização de uma leitura assertiva.

Onde a pipeta volumétrica pode ser aplicada?

Como já citado, a pipeta volumétrica deve ser usada quando se deseja transferir líquidos com maior precisão. Dessa forma, é um instrumento muito utilizado em laboratórios de pesquisas e em exames médicos que precisam de uma quantidade exata de determinado fluido.

Por isso, a pipeta volumétrica é muito útil para produção de reagentes, preparação de meios, e em qualquer aplicação que requer precisão nas medições.

Qual a diferença entre pipeta graduada e volumétrica?

Enquanto a pipeta graduada possui graduações em seu corpo que possibilitam a sucção de volumes variados de líquido, a pipeta volumétrica só permite transferir uma quantidade exata de fluido de acordo com sua capacidade.

Do ponto de vista visual, a diferença mais evidente entre ambas é que a pipeta volumétrica apresenta uma estrutura mais larga em sua parte central, que não é observada na pipeta graduada.

Neste artigo você aprendeu um pouco mais sobre a pipeta volumétrica, para que ela serve, onde pode ser aplicada e suas principais diferenças com relação à pipeta graduada. Se você está em busca de pipetas e pipetadores, não deixe de conferir as opções que a Loja Roster tem para você!