O viscosímetro é um instrumento utilizado para medir a viscosidade de um determinado líquido. É um equipamento útil em diversos laboratórios e serve principalmente para auxiliar no controle da qualidade de matérias-primas ou de certos produtos produzidos para industrialização. Porém, antes de falar mais sobre o viscosímetro e suas aplicações, é preciso definir o que é viscosidade de um fluido. Acompanhe para entender.

O que é viscosidade de um líquido e como ela é medida?

A viscosidade está relacionada à resistência de um líquido e se refere à sua capacidade de se movimentar quando esse é despejado. Nesse contexto, a viscosidade está ligada a uma propriedade do líquido.

Como exemplo, podemos utilizar a água e óleo. Enquanto a água possui menor resistência e maior velocidade durante o despejamento, o óleo é mais resistente e apresenta velocidade inferior quando despejado. Sendo assim, a água é menos viscosa que o óleo. A viscosidade de um fluido é essencial para algumas aplicações, você sabe quais são?

Veja abaixo algumas delas:

Aplicações de fluidos viscosos

Possuir um equipamento para medir a viscosidade de um fluido é muito importante para garantir a sua qualidade de acordo com algumas finalidades. Leia e entenda quais são as principais aplicações de fluidos viscosos.

1. Produtos cosméticos

É essencial que os produtos destinados à cosmetologia tenham uma certa viscosidade para que possam aderir à superfícies como a pele e o cabelo. Essa capacidade deve ser garantida, já que um produto menos viscoso pode alterar a qualidade de um tratamento cosmético, por exemplo.

2. Produção de óleos lubrificantes

Óleos lubrificantes são muito importantes na redução de atrito entre componentes de equipamentos e motores. Para essa finalidade o óleo precisa ter uma viscosidade específica, garantindo a lubrificação entre essas peças.

3. Indústria Alimentícia

Na indústria de alimentos, o controle da viscosidade é importante para analisar a qualidade das matérias-primas usadas, como também durante o processamento e verificação da consistência do produto final.

Nesse sentido, são diversos os tipos de fluidos e a aplicação deles depende de seus comportamentos com relação à viscosidade. Veja abaixo os tipos de fluidos de acordo com a viscosidade.

Comportamentos dos fluidos

A força de cisalhamento de um fluido ocorre devido às forças de coesão do líquido com as paredes do recipiente em que está contido, e entre as próprias camadas do fluido. Segundo Newton, a viscosidade é calculada através da força de cisalhamento sobre a área à qual o fluido é submetido e o gradiente de velocidade.

O comportamento de fluidos, em diversas taxas de cisalhamento, pode ser classificado em duas categorias. Veja quais são elas:

1. Fluidos newtonianos

Esse tipo de fluido possui viscosidade constante, independentemente da velocidade de cisalhamento aplicada. Como exemplo desses líquidos podemos destacar a água e hidrocarbonetos simples.

2. Fluidos não-newtonianos

Os não newtonianos possuem sua viscosidade alterada de acordo com modificações na velocidade de cisalhamento. Nesse contexto podem ser incluídos as polpas de frutas, suspensões de amido e o ketchup, por exemplo.

De acordo com o propósito da medida e o tipo de fluido, um viscosímetro adequado deve ser utilizado. Acompanhe a leitura e entenda sobre os tipos de viscosímetros e suas finalidades.

Tipos de viscosímetros

Saiba agora quais são os tipos de viscosímetros existentes:

1. Viscosímetro capilar

Esse instrumento mede a viscosidade através da velocidade de escoamento do líquido, utilizando para isso, um capilar de vidro. Não é adequado para fluidos não newtonianos por não permitir variar a tensão de cisalhamento. É bastante utilizado para medir fluidos newtonianos com viscosidade baixa.

2. Viscosímetro de orifício

Com um  viscosímetro de orifício ( copo ford ), é possível mensurar a viscosidade medindo o tempo que uma quantidade de fluido gasta para escoar por um orifício no fundo de um determinado recipiente. A medição é feita de forma rápida e simplificada e é bastante utilizado em fábricas de tintas e óleos lubrificantes.

3. Viscosímetro rotacional

É o mais indicado para medir a viscosidade de fluidos não-newtonianos. Dessa forma, a viscosidade é medida pela velocidade angular de uma parte móvel separada de uma fixa pelo líquido.

Viscosímetro no laboratório

A viscosidade de líquidos newtonianos em laboratórios é medida, em geral, através de viscosímetros de orifício. Para fluidos não-newtonianos, os viscosímetros rotacionais são os mais usados nesses ambientes.

Conclusão

Os viscosímetros são equipamentos essenciais em diversos tipos de laboratórios. Para garantir a compra de um equipamento adequado para a sua finalidade, é preciso analisar que tipo de fluido será medido e qual o propósito da medição. Dessa forma, é possível adquirir um aparelho que seja útil e eficiente para o ambiente de trabalho.