Agitador

Agitador laboratorial: O que é, para que é utilizado e quais são os tipos

O agitador é um equipamento muito utilizado nos laboratórios com a finalidade de homogeneizar soluções ou até mesmo para a realização de reações. São diversos os tipos de agitadores, cada um com uma característica específica que auxiliará na sua aplicação. Dentre eles, é possível destacar os magnéticos, mecânicos, o vortex, as mesas agitadoras e com aquecimento.

1. Agitadores magnéticos

São utilizados para solubilizar líquidos menos viscosos, utilizam uma peça magnética que pode ser colocada no interior da solução e são compostos por uma placa magnética e sensores que auxiliam no controle da velocidade de rotação do componente magnético móvel. Muitos desses agitadores possuem também a possibilidade de aquecimento da amostra.

2. Agitador mecânicos

Em soluções com média e alta viscosidade é necessária a utilização de agitadores mais robustos, como os mecânicos. Esses aparelhos possuem uma hélice giratória que possibilita a homogeneização dos líquidos e sensores para controlar a velocidade de rotação.

3. Agitador Vortex

Os vortex são utilizados para mistura dos componentes de uma solução contida no interior de um tubo de ensaio. Podem ser usados para funcionamento contínuo ou através da ação do usuário.

4. Agitador de bancada

Para homogeneizar líquidos contidos em recipientes de grande volume, por longos períodos e mantendo baixa agitação, o agitador de bancada para laboratorio são recomendados. Tanto o tempo, quanto a velocidade de agitação podem ser selecionados pelo usuário. As mesas agitadoras podem funcionar com agitação horizontal ou orbital.

5. Agitador de mesa com aquecimento

Esses equipamentos têm a mesma função das mesas mencionadas anteriormente, porém, possuem a possibilidade de aquecimento da amostra. São importantes, principalmente, quando é necessário manter a solução em uma temperatura adequada durante um período, ou na realização de reações. Nesses aparelhos é possível controlar a velocidade de rotação, a temperatura e o tempo de ação.