Destilador

3 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

3 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

O que é um destilador de água para laboratório?

O destilador de água é um equipamento essencial para o bom funcionamento de um laboratório, já que a utilização da água destilada é muito importante em diversos procedimentos laboratoriais, como na realização de experimentos e no processo de esterilização através da autoclave. Mas afinal, como esse processo ocorre?

Como ocorre a destilação da água?

A destilação ocorre pela condensação do vapor de água obtido pela ebulição desse líquido proveniente da rede de distribuição. Esse processo retira as impurezas e grande parte dos sais minerais presentes na água, tornando-a um líquido mais puro e adequado para utilização no ambiente de laboratório. A destilação pode ocorrer por meio de dois processos: a destilação simples e a fracionada. Veja abaixo:

1. Destilação simples

Esse tipo acontece em duas etapas: a ebulição e a condensação. Ao ser aquecida e transformada em vapor, a água é resfriada até retornar ao estado líquido.

2. Destilação fracionada

Na destilação fracionada, a água purificada geralmente está em solução com outro líquido. Nesse processo é necessário conhecer o ponto de ebulição de ambos os líquidos, com o objetivo de induzir somente a evaporação da água.

Tipos de destilador de água para laboratório

Há alguns tipos de destiladores disponíveis para laboratórios. Leia e entenda mais sobre o destilador de água do tipo Pilsen. Destilador de água tipo Pilsen. Nesses destiladores, a água é aquecida até a sua ebulição e o vapor proveniente desse processo é condensando, sendo possível obter um líquido puro, sem a presença de micro-organismos. Apesar de ser uma água com alto grau de pureza, esse procedimento não retira totalmente os sais minerais presentes no líquido.