Sólidos Geométricos

16 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

16 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Sólidos Geométricos: O que são, os tipos e aplicações

Podemos observar os sólidos geométricos por toda a parte, em uma casquinha de sorvete, numa caixa de sapatos, em uma lata de óleo e até mesmo ao visitarmos as pirâmides do Egito, mas afinal o que são sólidos geométricos, quais são os tipos e a utilização de cada um?

O que é um sólido geométrico?

É uma figura geométrica que possui três dimensões, essas estruturas só podem ser construídas em um espaço tridimensional. O conjunto desses sólidos pode ser dividido basicamente em poliedros, corpos redondos e outros.

Tipos de sólidos geométricos

1. Poliedros

Os poliedros são formados por faces poligonais. As linhas entre as faces são denominadas arestas e o encontro entre elas são chamados de vértices. Dentre os poliedros, é possível fazer mais uma divisão. Estes são subdivididos em pirâmides, prismas e outros. Os prismas possuem duas faces na forma de algum polígono e todas as laterais são formadas por um paralelogramo. São prismas o cubo, o paralelepípedo, o prisma triangular e o prisma quadrangular. Já as pirâmides possuem somente uma base na forma poligonal e todas as outras faces são constituídas por triângulos. Exemplos de pirâmides são a triangular, a quadrangular e a pentagonal. 

Os outros tipos de poliedros são os que não se encaixam nessas definições.

2. Corpos Redondos

Esses sólidos possuem estruturas curvas compondo as suas faces laterais, e têm como característica principal a capacidade de rolar quando colocados em uma superfície inclinada. São eles o cone, o cilindro e a esfera. Os cones possuem um círculo em sua base que vai se afunilando até o seu vértice. Caso seja cortado de forma transversal, é possível observar um círculo e quando seccionado perpendicularmente, um triângulo é observado. Os cilindros são compostos por duas bases circulares e uma superfície curva que as une. As esferas podem ser observadas de qualquer posição como sólidos perfeitamente redondos. Qualquer corte feito em uma esfera, resultará em um círculo.

3. Outros

São os sólidos formados por partes curvas e planas que não se encaixam nas definições de poliedros nem de corpos redondos.

Como são utilizados os sólidos geométricos ?

Os sólidos geométricos e a geometria espacial podem ser aplicados em diversas atividades rotineiras. Na indústria, eles podem ser utilizados como moldes diversos para fabricação de produtos, como copos e recipientes variados. Com relação ao comércio, os sólidos são amplamente usados como embalagens. Exemplos dessa utilização são os pacotes de cremes redondos e as caixas de sapatos. Na área da saúde, são muitos os equipamentos que são formados pelos sólidos geométricos e a função deles é auxiliar a ação do médico em alguns procedimentos necessários. 

Na Agricultura, a geometria espacial é muito utilizada no armazenamento dos grãos que serão plantados e também na contenção do material colhido. Esses são apenas alguns exemplos de como os sólidos estão presentes no dia a dia. Entretanto, há outras aplicações como o armazenamento de gases em cilindros, a utilização de tijolos cúbicos e paralelepípedos nas construções e o uso da esfera e do cubo em jogos. Contextualizar o uso dos sólidos geométricos é essencial para demonstrar o quanto eles são importantes no cotidiano.