Lâminas para microscópio

1 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

1 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

O que são lâminas para microscópio ?

Lâminas para microscópio são itens essenciais para a visualização de amostras nesses equipamentos. Esse acessório serve de apoio para o material que se deseja analisar e também permitem realizar diversas técnicas de coloração possibilitando uma melhor visualização da amostra. São aparatos retangulares que podem ser de vidro ou outro material transparente que permita a passagem de luz e são produzidos em diferentes dimensões, cada qual para uma especificidade. Geralmente, possuem alguma extremidade distinta, sendo fosqueadas ou até mesmo pintadas, o que permite realizar anotações sobre o conteúdo da amostra.

As lâminas possibilitam preparar a amostra de forma a garantir sua integridade durante a visualização. Além disso, permitem que o material seja fixado e visualizado após um período. Esses itens, são utilizados em conjunto com lamínulas, o que faz com que as lentes do microscópio não atinjam diretamente a amostra. As lamínulas também são essenciais por achatarem o material, possibilitando assim uma melhor visualização da amostra. Nesse contexto, as lâminas podem ser lisas, foscas ou com cavidades e essas características são específicas para cada finalidade.

Veja abaixo quais são os principais tipos.

Tipos de lâminas para microscópio

Lâmina lisa

Essas lâminas são usadas para amostras sem fixação, que são visualizadas no momento de preparação. Dessa forma, não precisam ser rotuladas, já que o material será visualizado e o resultado obtido no mesmo instante.

Lâmina com extremidade fosca

Para amostras que serão fixadas ou coradas para visualização posterior, é preciso identificá-las de alguma forma. A extremidade fosca das lâminas permite que o material contido nesse item seja rotulado. Isso é importante para evitar erros durante a visualização.

Lâmina com cavidade

Essas lâminas possuem cavidades em sua estrutura, permitindo que o profissional as manuseie com maior precisão, o que torna a utilização mais prática.

Lâmina para cultura celular

É utilizada para realizar a cultura celular na própria lâmina. É bastante útil para testes de micoplasma, virais, de toxicidade e estudos cromossômicos.

As lâminas para microscópio são primordiais para o uso desse equipamento, proporcionando a visualização e a análise de diversas amostras. Podem ter alguns tipos que agregam maior facilidade ao seu uso e podem ser destinados a ensaios específicos.