Universitário

Nenhum produto coincide com esta seleção.

Microscópio universitário: saiba mais

É sabido que para que conceitos sejam aprendidos de uma maneira mais assertiva, retirá-los da abstração e transferi-los para um ambiente prático é primordial. Dessa forma, aulas em laboratórios e saídas de campo são cruciais para um bom aprendizado. Pensando nisso, o microscópio universitário pode ser uma alternativa interessante para os professores ensinarem de uma forma mais clara diversos conteúdos.


Entenda um pouco mais sobre os microscópios na universidade e como esses podem ser aplicados nos estudos.

O que é o microscópio universitário?

O microscópio universitário é um equipamento utilizado no âmbito educacional que possibilita aos estudantes uma melhor compreensão do conteúdo e ainda praticar para se familiarizarem com esse instrumento. Podem ser de variados tipos, dependendo da disciplina ministrada e também do conteúdo de cada aula.

Entretanto, os mais comumente encontrados nesses ambientes são os microscópios de luz, muito usados em aulas de biologia celular e citologia.

Qual a importância do microscópio universitário?

Os microscópios podem se utilizados como um recurso didático para ensinar e fazer com que os alunos tenham uma melhor assimilação do conteúdo que está sendo tratado. Dessa maneira, esses equipamentos trazem para a realidade, os assuntos discutidos dentro da sala de aula, possibilitando que os alunos entendam de uma forma menos abstrata o que foi ensinado.

Principalmente para as áreas biológicas e químicas, é muito importante que os estudantes universitários tenham habilidades para lidarem com esses equipamentos. Essa familiaridade pode acontecer durante as aulas, permitindo que os alunos conheçam cada parte do equipamento e como esse funciona. Isso é muito importante para transmitir segurança e facilitar o uso do microscópio no futuro.

Onde o microscópio universitário pode ser aplicado?

Os microscópios universitários podem ser encontrados em salas de aula que se destinam a práticas e também em laboratórios dentro das próprias universidades. Dependendo da disciplina e aula ministrada, é comum os professores apresentarem distintos modelos de microscópio.

Para aulas de microbiologia, biologia celular e citologia, os microscópios de luz são os mais indicados e, geralmente, são alocados em salas de aula para prática dos estudantes. Comumente, esses locais apresentam uma grande quantidade de microscópios de luz, onde cada aluno ou pequenos grupos utilizam um equipamento. Essas disciplinas costumam ser ministradas nos primeiros períodos da graduação, justamente, para fazer com que o aluno se familiarize com esses conceitos e com o instrumento.

Aulas de microscopia podem inserir outros tipos de microscópio à rotina dos estudantes. Apesar de não serem tão comuns em salas e em grande quantidade, os microscópios de fluorescência, microscopia eletrônica de transmissão e varredura, são, geralmente, apresentados aos alunos através de visitas a laboratórios que utilizam esses equipamentos. Com isso, é possível aprender de forma prática o seu funcionamento e também o modo de
utilização.

Conclusão

O microscópio universitário torna o ambiente de ensino mais satisfatório por possibilitar o aprendizado com maior eficiência através da visualização e prática. Dependendo do seu tipo, podem ser utilizados nas mais variadas disciplinas, fazendo com que os alunos tenham uma maior assimilação dos conteúdos e se mantenham mais interessados.