O corpo humano é composto por 37,2 trilhões de células. Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias. Os vírus não são considerados seres vivos, pois não podem se multiplicar sem a ajuda de uma outra célula.

As células do corpo humano têm muitas funções diferentes. Algumas produzem energia, outras armazenam nutrientes e outras ainda transportam substâncias através do corpo. A maioria das células do corpo humano é composta por três partes: o núcleo, o citoplasma e a membrana celular. O núcleo é a parte central da célula e contém o DNA, que é responsável pelo controle da atividade celular. O citoplasma é a parte gelatinosa que envolve o núcleo e contém os organelos celulares. A membrana celular é uma camada fina que envolve toda a célula e controla o que entra e sai da célula.

Neste artigo será abordado os diferentes tipos de células no corpo humano, suas funções específicas bem como sua estrutura básica constituinte de núcleo, citoplasma e membrana celular.

O que é uma célula eucariótica?

A célula eucariótica é uma célula que tem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear. Dentro do núcleo, os cromossomos (que contêm o DNA) são suspensos em um gel chamado de nucleoplasma. As células eucarióticas também têm outras organelas delimitadas por membranas, como o retículo endoplasmático, o complexo de golgi, lisossomos e vacúolos. As células eucarióticas podem ser muito pequenas (como as células musculares) ou muito grandes (como as células hepáticas).

O que é uma célula procarionte?

As células procariontes são as mais simples e primitivas das células. São aquelas que não possuem um núcleo delimitado por uma membrana, nem organelas membranosas. Existem duas grandes categorias de células procariontes: as bactérias e as archaea. As bactérias são muito mais abundantes e variadas que as archaea, mas ambos os tipos de células são essenciais para a vida no planeta Terra.

Vírus

Os vírus são agentes infecciosos que se replicam dentro das células do hospedeiro. Eles podem infectar qualquer tipo de célula, mas geralmente infectam as células que têm um alto índice de replicação, como as células do epitélio. As células do vírus são muito pequenas e têm apenas um genoma, que é o material genético do vírus. O genoma pode ser de RNA ou DNA, e pode estar encapsulado em uma capa protetora chamada envelope. Alguns vírus não têm envelope e são chamados de nucléicos. Os vírus se multiplicam dentro das células hospedeiras usando os processos celulares para produzir novas partículas virais. Depois que as novas partículas virais são formadas, elas saem da célula hospedeira e infectam outras células.