Microscópio Escolar

19 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

19 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Microscópio escolar: O que é e a sua importância no ensino

A melhora da educação no Brasil ainda é um desafio a ser superado. Um estudo publicado recentemente incluindo 40 países, colocou o Brasil em penúltima posição no ranking de qualidade na educação, acima apenas da Indonésia. Esses dados foram demonstrados após testes aplicados em alunos do ensino fundamental. Pesquisas como essas evidenciam o quanto melhorar a qualidade do ensino no país é importante. Nesse sentido, atualizar o modo de ensinar e incentivar o aprendizado podem ser estratégias essenciais para modificar esses números.

Investir em tecnologias que façam com que os alunos se interessem mais pelas disciplinas e assuntos abordados é uma das maneiras de gerar conhecimento. É comprovada a importância da observação e da imitação no processo de aprendizagem. Trazer para o ambiente escolar o que, geralmente, só é ensinado através dos livros é interessante para melhor compreensão desses assuntos. Nesse contexto, a utilização de microscópios pode agregar ao conhecimento e possibilitar melhor entendimento das disciplinas.

A importância do microscópio escolar

Observar como é uma célula ou as diferenças estruturais entre os micro-organismos, torna real e prático aquilo que até então só era visto na teoria. Obviamente, o que é palpável é muito mais bem compreendido quando comparado ao que é abstrato. Dessa forma, um microscópio escolar pode auxiliar e muito no aprendizado. Além disso, a novidade é sempre sinônimo de empolgação. Poder explorar o universo microscópico ainda na escola é essencial para manter os alunos interessados sobre esse mundo impalpável.

O que é um microscópio escolar e como ele atua?

Diversos tipos de microscópios podem ser utilizados no âmbito escolar, que serão específicos para cada aplicação na qual será destinado. Dentre os mais utilizados podem ser incluídos os microscópios monoculares, binoculares e trinoculares. Os microscópios monoculares são mais simples e de menor custo, possibilitando a visualização da amostra com apenas um olho, o que pode ser menos confortável para o usuário. A maioria desses aparelhos, não possui suporte para acoplar câmeras, porém demonstra excelente durabilidade e alto desempenho, características essenciais para um equipamento de laboratório escolar. Já os microscópios binoculares também são amplamente utilizados nas escolas, esses permitem observar objetos com maior ampliação e até de forma tridimensional.

Os trinoculares são utilizados principalmente quando se deseja agregar a aquisição de imagens ao experimento. Dessa forma, sua principal diferença está na possibilidade de acoplar uma câmera para essa finalidade. É interessante para aulas em que só é possível utilizar um instrumento, tornando a tela de exibição um excelente meio para demonstrar o que é observado através do microscópio. Independente do modelo, o que é essencial durante a escolha de um microscópio escolar é a qualidade do instrumento e a opção de um suporte e manutenção com rápido atendimento. 

Essas características garantem que os alunos sempre tenham acesso a esse instrumento e proporcionam melhor experiência de aprendizado na área estudada.