Capela

8 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

8 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Capela de laboratório: Por que são importantes?

Uma capela de laboratório é um equipamento utilizado para proteção coletiva em ambientes como laboratórios, farmácias de manipulação e outros locais que utilizem produtos químicos, tóxicos ou partículas que apresentem algum risco para a saúde dos indivíduos que trabalham e circulam pelo local. Entenda um pouco mais sobre a capela de laboratório abaixo.

O que é a capela de laboratório e qual é a sua função?

A capela é um equipamento muito utilizado em laboratório. Pode ser de diversos tipos, sendo capaz de exaurir os gases e produtos tóxicos manipulados em seu interior, além de garantir um ambiente isento de contaminação para manter a esterilidade dos materiais utilizados em sua parte interna.

Dependendo de sua função, podem ser aplicadas em diversos locais como em laboratórios de química, microbiologia e indústrias farmacêuticas, por exemplo.
A capela de exaustão é muito aplicada para manipular produtos químicos e que apresentam algum grau de irritação para as pessoas ao redor. Dessa forma, é um equipamento que oferece a segurança ao manipulador e também para todos que estão presentes no ambiente.

Sua função principal é exaurir os odores, vapores e gases, protegendo os indivíduos e o ambiente desses elementos. Além disso, é capaz de proteger fisicamente o manipulador contra os danos desses produtos sobre a pele. Já o fluxo laminar é um tipo de capela para laboratório de microbiologia ou outros locais que manipulam micro-organismos, células, ou itens que necessitam manter sua esterilidade. Nesse contexto, protegem somente o material manipulado e não o operador.

As capelas de segurança biológica, já possibilitam a proteção do usuário e também do material utilizado em seu interior, além do meio externo. Já as capelas para exaustão de pó são utilizadas em laboratórios, mas são mais comuns em locais como farmácias de manipulação, protegendo os usuários durante o uso desses produtos que podem ser danosos a saúde.

Quais são os principais tipos de capela de laboratório?

Como já citado, as capelas de laboratório podem ter alguns tipos e funções distintas dependendo de sua aplicação. A capela de laboratório possui tamanho e dimensões distintas também, o que traz ainda maior versatilidade a esse item. Veja abaixo quais são as principais características de cada uma.

Capela de fluxo laminar

A capela de fluxo laminar possibilita que o ar em seu interior seja recirculado 100%. Esse fato cria uma área estéril para que amostras sejam manipuladas sem que haja o risco de contaminação do meio ambiente nesses materiais. São muito utilizadas na manipulação de materiais biológicos não patogênicos e que não apresentem risco à saúde do operador. Podem ser de diversos tamanhos e em formatos horizontais ou verticais. Ambos utilizam filtros absolutos que direcionam o ar filtrado para o interior da capela de fluxo.

Capela de segurança biológica

É uma capela para laboratório de microbiologia ou outros locais que necessitam lidar com micro-organismos que apresentem um certo grau de patogenicidade. O principal diferencial desse tipo de capela com relação à anterior é a sua capacidade de proteger, além do material manipulado, também o manipulador.

A capela de segurança biológica age com pressão negativa, impedindo que o ar interno volte para o ambiente. É utilizada para amostras que possuam risco biológico baixo ou moderado. Podem ser subdivididas em algumas classes. Uma delas, permite que o ar seja 100% renovado e utilizam dois filtros HEPA, sendo um usado para insuflamento e outro para exaustão. Já o segundo subtipo, também apresenta dois filtros HEPA, cada qual para sua função, como o modelo anterior, recirculando 70% do ar e renovando 30%. O terceiro tipo promove a recirculação de 70% do ar e renovação de 30%.

Capela para exaustão de pó

A capela para exaustão de pó, é muito utilizada na indústria farmacêutica e em farmácias de manipulação. Nesses locais, é muito comum haver a manipulação constante de produtos em pó que podem ser prejudiciais à saúde do manipulador. Para evitar esses danos, a capela para exaustão de pó possibilita uma maior proteção, impedindo o contato do usuário com o elemento manipulado. Dessa forma, utilizam filtros específicos que capturam essas partículas para que não retornem ao ambiente.

Capela para exaustão de gases

É a mais comum em laboratórios de química e indústrias que manipulam reagentes químicos. Esses equipamentos permitem que os odores e vapores provenientes dessas soluções sejam exauridos do ambiente, através de seu mecanismo de exaustão. Sendo assim, asseguram que o manipulador e o ambiente interno estejam protegidos dos danos causados por esses odores e vapores.

Como utilizar uma capela de laboratório?

Para utilizar uma capela exaustora como as de gases ou pó, é preciso primeiramente posicionar os materiais longe do fluxo de ar interno, se certificando que nada está impedindo a eficiência da exaustão. É necessário também verificar se o exaustor está ligado antes de iniciar qualquer procedimento. Mantenha a guilhotina mais fechada o possível, além de utilizar todos os equipamentos de proteção individual necessários. Já para as capelas de segurança biológica e de fluxo laminar, é preciso ligar o equipamento e a luz UV, pelo menos, 15 minutos antes de sua utilização.

Esse ato tornará o ambiente estéril para a manipulação das amostras, impedindo que essas se contaminem. Além disso, o uso de equipamentos de proteção individual é essencial para evitar que o manipulador contamine a amostra ou entre em contato com organismos patogênicos. A descontaminação com álcool 70% também é recomendada antes de alocar as amostras no interior da capela, bem como lavar as mãos e braços, além de utilizar álcool 70% para promover a desinfecção dessas áreas. Após essa etapa, é permitido posicionar todos os produtos no interior da capela, mas antes é necessário limpar todos eles, também com álcool 70%. Depois de realizar esses procedimentos, é possível utilizar a capela com segurança.

Conclusão

A capela de laboratório é um item essencial para manter a saúde e qualidade de vida de quem exerce suas atividades em ambientes laboratoriais ou que realizam a manipulação de produtos químicos, irritantes ou micro-organismos. Além disso, pode promover a proteção dos materiais utilizados em seu interior e ainda do meio ambiente. Possuem diversos tipos e são adequadas para as mais variadas aplicações e locais.

Loja online de capela para laboratório

Na Loja Roster você encontra diversos tipos de capelas e filtros de exaustão para laboratório, com pagamento parcelado, nota fiscal, garantia e envio rápido.