Equipamentos para laboratório

Equipamentos para laboratório

Itens 1 para 20 de 140 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Itens 1 para 20 de 140 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Equipamentos para laboratório:

Um bom laboratório é composto do conjunto que envolve o esforço dos seus integradas, muito estudo, dedicação e bons equipamentos laboratoriais para realização de importantes medições, fórmulas, análises e experimentos dos mais diversos tipos.

As atuações dos equipamentos para laboratório se estendem por áreas que exigem o máximo de precisão e certeza, como medicina, biologia, química, farmacologia e muitas outras. As análises feitas nesses equipamentos serão responsáveis por diagnosticar doenças, formular remédios, avançar o desenvolvimento industrial e tecnológico de vários setores e impulsionar a sociedade, como um todo. 

Por isso, não dá para escolher qualquer opção na hora de comprar equipamentos para laboratório. Como o espectro de equipamentos para laboratório é bem amplo, vale a pena conhecer as funções dos principais instrumentos e como eles são relevantes.

Como escolher bons equipamentos para laboratório

Como já ficou claro, os equipamentos usados em um laboratório, não importa o tamanho ou área de atuação da instituição, lidam com fatores importantes demais para simplesmente escolher qualquer um.

É importante sempre trabalhar com equipamentos laboratoriais de qualidade comprovada, e alguns fatores contribuem para a identificação destes:

  • Reputação da marca no mercado.
  • Presença de certificações e selos obrigatórios de segurança.
  • A avaliação de outros profissionais e empresas com necessidades similares às suas que já usaram a mesma marca ou modelo de equipamento.

Principais tipos de equipamentos para laboratório:

Há muitos tipos de equipamentos para laboratório, cada um com funções bem específicas e grande valor para determinados conjuntos de atividades. Além disso, muitos destes instrumentos trabalham em conjunto, sendo que cada um é responsável por uma etapa do mesmo processo analítico.

Com isso em mente, veja uma lista dos principais tipos de equipamentos para laboratório disponíveis no mercado:

Agitador

Há três tipos de agitadores, que são:

  1. Mecânico: próprios para homogeneizar elementos viscosos. Muito comum nas indústrias farmacêutica e química.

  2. Magnético: ideal para misturas que precisam de mais tempo para homogeneizar. A agitação é feita por uma barra magnética.

  3. Vórtex: esse tipo serve para agitar líquidos em tubos pequenos. Alguns modelos oferecem controle de velocidade e de periodicidade.

Autoclave

A esterilização dos materiais usados em um laboratório é vital para garantir a integridade das análises e evitar qualquer risco de contaminação por outras substâncias presentes no ambiente. Por meio de calor, o autoclave faz essa esterilização. Há vários modelos de autoclave, de verticais a horizontais, de analógicos a digitais.

Destilador

Os eletrólitos presentes na água mineral poderiam interferir nos resultados de uma análise. Como a água destilada não os possui é quimicamente pura, o que a torna essencial para qualquer laboratório. O papel do destilador é útil justamente para realizar o processo de destilação da água e torná-la própria para tais procedimentos.

Balanças

Podemos separar as balanças em 3 tipos:

  1. Analíticas: ideais para pesagens rigorosas, já que medem à partir de 0,1 miligrama, ou seja 0,0001 gramas. Para funcionar perfeitamente, exigem ambiente controlado em temperatura e umidade.

  2. Semi-analítica: um pouco menos precisas que o modelo anterior, mas ainda chegam a medir 1 miligrama, ou seja 0,001g.

  3. Precisão: são as demais balanças, que apesar de serem menos precisas que as anteriores, ainda são muito úteis, já que medem a massa de sólidos e líquidos não voláteis de 0,01g em diante.

Banho Maria

O Banho Maria é um instrumento que permite aquecer substâncias, tanto líquidas quanto sólidas, que não podem ser levadas diretamente ao fogo e precisam de aquecimento lento e uniforme.

Bomba de vácuo

A bomba de vácuo é usada para separar líquidos de sólidos por meio do vácuo ou da redução de pressão adicional já causada por ele. A filtragem em altas velocidades aumenta a eficácia do processo.

Capela de exaustão

A capela é usada para eliminar gases tóxicos emitidos por alguns materiais. Assim, o uso dessa ferramenta é essencial para manter a saúde do profissional.

Centrífuga

A centrífuga é usada para separar os elementos líquidos dos sólidos em uma análise laboratorial. Essa separação ocorre nos tubos de ensaio, que são colocados dentro do aparelho e passam pela rotação apropriada.

Chuveiro Lava Olhos

Todo laboratório precisa de equipamentos de proteção emergencial, e o Lava Olhos é um deles. São dois pequenos chuveiros de média pressão acoplados a uma bacia de inox que possa enviar jatos de água no rosto e nos olhos em caso de acidente.

Condutivímetro

O condutivímetro mede a quantidade de corrente elétrica, ou condutância, em determinada solução. Também pode medir mudanças nos processos de tratamento de água.

Contador de células sanguíneas

Exames como o hemograma precisam determinar a quantidade de células de uma amostra, e essa tarefa é feita pelo contador. No mercado existem tanto modelos manuais quanto automáticos.

Deionizador

O deionizador, ou desmineralizador, tem por objetivo remover todos os íons (positivos ou negativos) e tornar as substâncias presentes na água sem carga elétrica. Suas grandes vantagens são o baixo consumo de energia e zero desperdício de água.

Refratômetro

Esse instrumento ótico mede o índice de refração (velocidade com que a luz passa por um objeto) em substâncias translúcidas. Isso ajuda a determinar a pureza de uma substância ou a quantidade de uma substância dissolvida em outra.

Viscosímetro

O viscosímetro mede a viscosidade dos fluídos de uma amostra. Há vários tipos de viscosímetro, como o capilar (exclusivo para líquidos), o de bola e o rotativo.

Equipamentos Laboratoriais na Loja Roster

A Loja Roster comercializada equipamentos para laboratório desde 1998 e aqui você encontra uma grande variedade dos melhores equipamentos laboratoriais para comprar online com entrega para o Brasil inteiro! Pagamento online totalmente seguro em uma loja virtual 100% criptografada e pagamento com segurança Cielo. Você também pode comprar por telefone, Whatsapp ou pelo chat com nossa equipe de atendimento gentil e atenciosa. O lugar certo para você comprar equipamentos para laboratório em São Paulo ou pela internet é por meio do nosso e-commerce, com uma categoria inteira de equipamentos laboratoriais dos mais diversos tipos.