Balança

24 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

24 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Balanças para laboratório: Importância e principais tipos

As balanças são itens essenciais para qualquer laboratório. Para realizar formulações, fazer experimentos e pesagens de forma precisa é necessário utilizar esses equipamentos rotineiramente. Em laboratórios, um erro mínimo durante a pesagem de um material pode modificar drasticamente os resultados de um experimento ou de uma solução. Por esse motivo, adquirir um produto de qualidade é primordial para garantir dados confiáveis, bem como soluções e meios adequados para as suas finalidades.

Além disso, é um equipamento utilizado constantemente, o que reforça a necessidade de contar com um produto eficiente para atender todas essas demandas. As balanças podem ser de diversos tipos. Apesar de todas possuírem a finalidade de medir a massa de um determinado corpo, cada uma possui uma aplicação específica no ambiente laboratorial.

Veja abaixo quais são os principais tipos e como cada um deve ser utilizado.

Tipos de balanças para laboratórios

As balanças podem variar de acordo com o display, que evidencia a pesagem realizada, e também conforme a precisão que se necessita em cada medida. Acompanhe a leitura para entender melhor.

1. Balança analógica

Esse tipo específico se difere dos demais quanto a forma de demonstrar a massa do item pesado. Dessa maneira, a balança analógica possui um display previamente numerado e um cursor que se move de acordo com a quantidade do produto a ser pesado. Equipamentos como esse não devem ser utilizados para medições muito precisas, pois, apesar de serem eficientes para essa finalidade, podem induzir o erro durante a leitura no display analógico. Para medições mais exatas, é necessário adquirir outros tipos mais adequados.

2. Balança digital

As balanças digitais são as mais amplamente utilizadas em laboratórios. Esse tipo se distingue do modelo analógico pela forma de demonstrar a pesagem realizada. Por meio de um display digital, a massa do conteúdo medido pode ser visualizada no aparelho, evitando possíveis erros de leitura pelo usuário. A maioria das balanças de precisão, analíticas e semi-analíticas são também balanças digitais, acompanhe para entender a diferença entre elas.

3. Balança de precisão

As balanças de precisão são altamente resistentes aos ruídos externos, eliminando assim as principais interferências do ambiente durante a pesagem de um composto. Pelo seu alto grau de precisão, essas balanças devem ser mantidas devidamente calibradas para que os resultados obtidos durante as medições sejam os mais exatos possíveis. Em laboratórios, as balanças devem conferir precisão ao centésimo de milésimo, garantindo assim uma medida exata e adequada.

4. Balança analítica

Para medidas que necessitam de extremo rigor, a balança analítica é indicada. Através dela é possível fazer pesagens com precisão de 0,1 miligramas. São muito utilizadas em laboratórios de análises clínicas, ambientes farmacêuticos e de manipulação de fármacos, pois necessitam de maior precisão em suas medições de massa. Precisam estar instaladas em ambientes de baixa umidade e mínima corrente de ar, evitando as possíveis interferências com o meio exterior.

5. Balança semi-analítica

São equipamentos eficientes para precisão de 1 miligrama. Apesar de menos precisas com relação a anteriormente mencionada, as balanças semi-analíticas geralmente não precisam de um ambiente específico para sua manipulação.

São diversos os tipos e modelos disponíveis. Antes de optar por um deles é preciso analisar qual nível de precisão será necessário para atender todas as demandas. Dessa forma, é possível adquirir um equipamento útil e que supra as necessidades do laboratório. Além disso, é fundamental escolher por uma balança durável. Nesse sentido, procure por marcas e empresas de qualidade no momento da compra.

Confira alguns modelos aqui na Loja Roster, que envia para o Brasil inteiro balanças laboratoriais das melhores marcas com os menores preços, para comprar online e com pagamento parcelado em até 3x sem juros no cartão de crédito ou com 3% de desconto para pagamento no boleto bancário ou transferência bancária.