Estereoscópio

Estereoscópio

Itens 1 para 40 do 43 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Itens 1 para 40 do 43 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Estereoscópio: o que é, para que serve e tipos

A estereoscopia é uma técnica que consiste em registrar uma mesma imagem de forma levemente deslocada com o objetivo de visualizar o mesmo objeto de forma tridimensional. Também chamado comumente de lupa, o microscópio estereoscópio, é um equipamento muito utilizado em diversas áreas do conhecimento para realizar análises de objetos maiores. É bastante aplicado no estudo de organismos, plantas, rochas e cristais e tem o aspecto semelhante ao microscópio tradicional.

Contudo, alguns aparelhos são constituídos por dupla iluminação proveniente da parte superior e inferior. Essa característica possibilita que
o operador opte pela melhor forma de visualizar a amostra. Além disso, quando comparado aos microscópios convencionais, o estereoscópio possui um espaço maior para acomodação do objeto que será visualizado

Ademais, esse aparelho possibilita a visualização tridimensional do item analisado. Isso porque, as imagens observadas em cada uma das oculares são distintas, possibilitando que, ao visualizada em conjunto, a imagem resultante tenha o aspecto tridimensional. Esses aparelhos, geralmente, permitem o ajuste da imagem através do zoom, o que pode variar de acordo com o fabricante e o modelo.

Os estereoscópios podem ser de tipos diversos, veja abaixo quais são os principais.

Tipos de estereoscópios

Os estereoscópios são usados em muitas finalidades. Para suprir essa demanda, esses equipamentos possuem diversos tipos. Acompanhe para entender quais são os mais usados.

1. Estereoscópio binocular

São os mais comumente encontrados em laboratório e possuem duas oculares, permitindo a visualização tridimensional da amostra.

2. Estereoscópio trinocular

Além da possibilidade de visualizar a amostra de forma tridimensional pelas duas oculares, esse estereoscópio possui uma ocular a mais que é destinada ao acoplamento de câmeras e outras ferramentas, possibilitando a visualização do objeto em telas ou registrar essas imagens. É um ótimo equipamento para ser utilizado em aulas, onde nem todos os alunos têm acesso ao aparelho, o que possibilita a exposição da imagem visualizada em computadores e outras telas.

3. Estereoscópio braço universal

Para analisar objetos de tamanhos ainda maiores, o estereoscópio braço universal é o indicado. Contendo um braço articulado acoplado, essa ferramenta permite que o estereoscópio se adapte à dimensão da amostra que será observada.

4. Estereoscópio embrião

Esse equipamento é destinado para analisar e transferir embriões em laboratórios, clínicas de fertilização e no âmbito veterinário.

Conclusão

O estereoscópio é um equipamento essencial em áreas como zoologia, veterinária, indústria têxtil, botânica e outras. Apesar de possuírem a mesma finalidade, há alguns tipos de estereoscópios destinados a aplicações específicas. Por esse motivo, é importante analisar qual será a forma de uso do aparelho antes de optar por um.

Compre seu estereoscópio na Loja Roster

Garantia de fabrica, desconto no boleto bancário e pagamento parcelado com entraga rápida.