Estufa

14 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

14 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Estufa de laboratório: O que é e para que serve ?

A estufa de laboratório é um item muito importante nesse ambiente. Esse equipamento pode ser utilizado para os mais diversos objetivos. Quer saber mais sobre o que é uma estufa e para que ela é utilizada, acompanhe a leitura.

O que é uma estufa de laboratório e qual a sua finalidade?

As estufas de laboratório são equipamentos importantes que têm como principal objetivo secar mais rapidamente objetos previamente lavados. Entretanto, ela pode ser usada para outras finalidades como esterilização de materiais, efetuar o crescimento de colônias ou a incubação de células.

Esses aparelhos são capazes de conter o calor, ou o resfriamento, em seu interior. Dessa forma, mantêm a temperatura adequada para diversas situações. Trata-se de um equipamento elétrico que pode ser encontrado em muitos locais além do laboratório, como em clínicas, farmácias de manipulação, consultórios odontológicos e outros ambientes.

As estufas de laboratório possuem um controle externo da temperatura, possibilitando a visualização e monitoramento desse parâmetro de acordo com a necessidade. Esses equipamentos podem ter alguns tipos para suprir determinados objetivos.

Estufa de laboratório: quais são os tipos principais?

As estufas de laboratório podem variar de acordo com o modo de selecionar a temperatura, de forma manual ou digital, e também com relação às suas finalidades. Veja abaixo quais são os principais tipos.

1. Estufas analógicas

Essas estufas de laboratório se diferem das demais por conta do seu modo de selecionar a temperatura adequada, que é feito através de ferramentas manuais.

2. Estufas digitais

Esses equipamentos apresentam um display evidenciando a temperatura selecionada e permitem modificá-la de forma digital.

3. Estufas para esterilização

Elas retêm o calor através de camadas termo isolantes. Essas estufas eliminam os micro- organismos e também qualquer agente químico que possa interferir no resultado de análises e experimentos.

4. Estufas para secagem

São equipamentos que funcionam em temperaturas entre 50 e 200ºC, são destinadas a remover a água, de forma lenta e gradual, de vidrarias, utensílios e ferramentas através do aquecimento.

5. Estufas de cultura bacteriológica

Para investigar patologias causadas por bactérias, esses micro-organismos precisam ser cultivados em laboratório. Para que cresçam e se multipliquem é necessário mantê-los a uma temperatura ideal e constante. As estufas bacteriológicas são utilizadas para essa função, mantendo o ambiente propício para o crescimento de bactérias.

6. Estufas BOD

Essas estufas possuem uma faixa ampla de temperatura, podendo ser utilizadas, inclusive, como geladeiras. Por possuir essa característica, as estufas BOD são usadas para muitas finalidades no ambiente laboratorial, desde a cultura de tecidos e micro-organismos, até ensaios de fotoperíodo. Contudo, a principal aplicação dessas estufas está relacionada ao controle do oxigênio consumido por micro-organismos.

7. Estufa incubadora shaker

Em alguns casos, é preciso manter a cultura de micro-organismos sob agitação, além da temperatura ideal. Nessas situações, a estufa incubadora shaker é o equipamento adequado por possibilitar níveis personalizáveis de agitação e temperatura. 8. Estufas a vácuo Alguns instrumentos são mais sensíveis à temperatura que outros. Nesse contexto, a estufa a vácuo é adequada para essas ferramentas, pois reduz o ponto de ebulição da água, possibilitando a secagem de materiais a uma temperatura mais baixa.

9. Estufas com circulação e renovação forçada de ar

Esses equipamentos permitem um controle rigoroso da temperatura e atuam trocando constantemente o ar para garantir a homogeneidade da secagem. São eficientes para gerar uma secagem mais rápida e eficiente dos materiais.

Para adquirir uma estufa de laboratório, verifique qual será a principal necessidade que esse equipamento deverá suprir e opte pela que seja mais adequada a esse ambiente. Procure empresas de qualidade no momento da compra para garantir a aquisição de um produto com confiança e tranquilidade.