Chuveiro Lava Olhos

5 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

5 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Chuveiro lava-olho: O que é, para que serve e tipos

Em ambientes que trabalham constantemente com agentes químicos é preciso ter equipamentos de proteção individual e coletiva. Nesse âmbito, o chuveiro e lava-olhos é essencial, por removerem ácidos, bases e outros compostos que podem ser danosos à pele e aos olhos dos manipuladores.

Dessa forma, equipamentos como o chuveiro e lava-olhos previnem os riscos à saúde dos operadores em laboratório, caso haja algum contato desses materiais com a pele ou a região ocular do indivíduo. Além do uso do jaleco, luvas e óculos próprio para proteção individual, o chuveiro e o lava- olho são itens de proteção primordiais para quem executa atividades com agentes químicos. Os primeiros são utilizados rotineiramente para proteção do manipulador no momento de manuseio desses compostos de risco.

Contudo, o chuveiro e o lava-olhos são mais utilizados em situações emergenciais, quando os equipamentos de proteção individual não foram suficientes para conter o contato do agente químico com a pele ou quando, por algum motivo, o manipulador não tenha usado os itens de proteção primária. Para saber mais sobre o que é, para que serve e os tipos de chuveiro e lava-olhos, acompanhe a leitura!

O que é um chuveiro e lava-olhos e para que servem?

O chuveiro lava-olhos são duas ferramentas em um só e não se tratam de um equipamento de proteção individual, mas sim do coletivo. Dessa forma, apenas uma unidade do aparato possibilita a utilização de diversas pessoas. Entretanto, também podem ser adquiridos separadamente. A principal função desses itens é realizar a higienização da pele e dos olhos de forma imediata à exposição de qualquer agente danoso à essas áreas. Apesar de ser comumente utilizado em locais de manipulação de produtos químicos, esses não são os únicos compostos que causam riscos ao operador. Poeiras, resíduos e até agentes biológicos nocivos podem ser emergencialmente retirados da pele através desses equipamentos.

Por esse motivo, é uma ferramenta necessária e essencial em laboratórios, em áreas com serviços de saúde e empresas ou indústrias que trabalham com materiais nocivos. O chuveiro possibilita uma descontaminação total do corpo e o lava-olhos apresenta duchas direcionadas para a região ocular em um ângulo que permite a limpeza adequada dessa área e também de toda a face. Seu funcionamento deve ser bem simples, principalmente por se tratar de um equipamento para uso emergencial.

Por isso, em geral, o chuveiro pode ser acionado por uma haste triangular localizada em sua parte superior. Já o lava-olhos, geralmente apresenta um pedal que permite o seu acionamento. Quando ligados, os aparatos apresentam um fluxo de água controlado e eficiente para realizar a limpeza corporal e facial. Os chuveiros lava-olhos podem ter diversos tipos. Confira abaixo quais são os principais encontrados.

Tipos de chuveiro lava-olhos

O chuveiro lava-olho pode ser adquirido de forma unificada ou cada equipamento por vez. Além disso, possuem distinção de acordo com o material que são produzidos e o tipo de válvula utilizada para ativação. Veja abaixo para entender melhor.

1. Chuveiro lava-olhos com pedal

Esse tipo apresenta um pedal para iniciar o seu funcionamento. Alguns possuem uma válvula específica para o chuveiro e outra para o lava-olhos, enquanto outros apresentam um componente único para acionar ambos os aparatos. Nesses casos, o chuveiro lava- olhos são equipamentos unificados.

2. Chuveiro e lava-olhos independentes

Nesse tipo, ambos os equipamentos são separados e possuem mecanismos próprios de funcionamento, que podem ser através de pedais ou válvulas próprias que permitem o acionamento desses aparatos.

3. Chuveiro lava-olhos galvanizado

Esse se diferencia dos demais pela matéria-prima. É fabricado com ferro galvanizado.

4. Chuveiro lava-olhos em PVC

Outro equipamento que se difere pelo material que é produzido. Nesse caso, é fabricado com PVC.

5. Chuveiro lava-olhos portátil

Esse equipamento, em geral, possui um cilindro acoplado capaz de armazenar uma quantidade específica de água, além de conter o chuveiro e o lava-olho em um mesmo local passível de ser transportado. De acordo com a Norma Regulamentadora 32, que possui diretrizes quanto aos ambientes de saúde, o chuveiro lava-olhos está enquadrado no grupo de risco químico, sendo primordial para preservar a segurança dos profissionais que atuam nesses locais.