Microscópio Veterinário

13 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

13 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Microscópio veterinário: Quais são os modelos mais utilizados em clínicas e laboratórios veterinários?

O microscópio veterinário pode conter diversos tipos de acordo com a sua aplicação. Em laboratórios e clínicas, alguns modelos são os mais indicados, principalmente para fornecer uma análise de tecido e identificação rápida de micro-organismos. Já em centros de pesquisa que estudam animais, outros equipamentos podem ser encontrados. Para entender um pouco melhor sobre o uso de microscópios na área veterinária, prossiga com a leitura.

O que é o microscópio veterinário?

O microscópio veterinário é um item indispensável para locais em que se realizam pesquisas, tratamento e diagnóstico de animais e patologias relacionadas a esses seres. Geralmente, os microscópios mais utilizados nesses ambientes são os de luz que podem ser monoculares, binoculares e trinoculares, além do estereoscópio, bastante usado para realização de biópsias destinadas ao diagnóstico das mais variadas doenças.

Por que o microscópio veterinário é tão importante?

O microscópio veterinário é essencial para prover um diagnóstico assertivo de diversas patologias. Com ele é possível identificar os mais variados micro-organismos que podem ocasionar doenças em animais.

Podem ser úteis também por permitirem entender como o organismo desses seres vivos se comportam quando ocorre alguma infecção. Nesse contexto, são muito utilizados em centros de pesquisas que estudam a fisiologia animal. Outros microscópios, como o estereoscópio, em contrapartida, é crucial para realizar biópsias de tecidos, com o objetivo de investigar possíveis doenças.

Quais são os tipos de microscópios veterinários e onde são aplicados?

Em clínicas e laboratórios veterinários, os principais microscópicos encontrados são os de luz que podem ser monoculares, binoculares ou trinoculares. São utilizados para trazer um diagnóstico mais preciso de muitas patologias e podem servir para avaliar amostras provenientes de diversos tecidos.

Microscópio monocular veterinário

O microscópio monocular, é o mais simples e barato utilizado para essa função. Se diferencia dos demais por ser mais básico e possibilitar a visualização com um único olho.

microscópio binocular veterinário

Já o microscópio binocular é mais avançado e comumente encontrado em laboratórios veterinários, possibilita uma visualização completa das amostras por proporcionar um campo de visão com os dois olhos.

Microscópio trinocular veterinário

O microscópio trinocular é muito utilizado quando se necessita acoplar uma câmera em sua terceira ocular. É usado para fazer vídeos e imagens do material coletado, mas também é muito útil no ensino, já que alguns modelos permitem a utilização de projetores para que a amostra seja visualizada por um maior número de pessoas.

microscópio estereoscópio veterinário

O microscópio estereoscópio possui um espaço que permite a visualização de amostras com dimensões maiores. São usados em exames e também nos centros cirúrgicos para diagnóstico de amostras provenientes de biópsias.

Com isso, cada tipo de microscópio veterinário será aplicado em um local específico para funções diversas. Dessa maneira, antes de comprar o equipamento ideal é necessário avaliar qual a necessidade que esse instrumento deverá suprir, optando assim pelo mais adequado para tal finalidade e ambiente.

Conclusão

O microscópio veterinário é um equipamento indispensável para diagnóstico, caracterização e estudo de diversas patologias, além de auxiliar a entender um pouco mais sobre como os animais reagem a variadas doenças e infecções. Possuem diversos tipos, sendo aplicados em locais distintos, de acordo com a necessidade do ambiente.