Seja para realizar reações, armazenar líquidos, solubilizar soluções, fazer medições ou até mesmo cultivar micro-organismos e células. As vidrarias são essenciais para o funcionamento de um laboratório e podem variar de acordo com o tamanho, capacidade e função. Nesse sentido, sempre há uma específica para cada utilidade.

As vidrarias para laboratório são fabricadas de modo a suportar altas temperaturas, dessa forma elas podem ser utilizadas, sem riscos, em reações e também permitem a esterilização em autoclave, por exemplo. Veja abaixo como são classificadas as vidrarias para laboratórios.

Classificação das vidrarias laboratoriais

Veja como os vidros laboratoriais são classificados:

1. Tamanho

As vidrarias laboratoriais podem ter diversos tamanhos e essa característica, em geral, está relacionada à sua capacidade.

2. Capacidade

A capacidade de uma vidraria para laboratório se refere à quantidade de volume suportada. Nesse sentido, a variedade pode ser muito grande desde poucos mililitros até alguns litros.

3. Função

As vidrarias para laboratório, são geralmente utilizadas para armazenamento de líquidos. Entretanto, sua função não se restringe somente a isso, elas podem ser usadas para medir um volume específico de um fluido, além de serem úteis na preparação de soluções, reações, na pipetagem e no processo de solubilização de um composto. Desse modo, cada vidraria para laboratório possui sua peculiaridade e é destinada a um papel.

Principais vidrarias para laboratório

Saiba quais são os principais tipos e funções do vidro no laboratório

1. Balão fundo chato

Muito utilizado para destilações químicas, pode ter diversos tamanhos e suporta volumes variados. Sua base chata, possibilita que o apoio em superfícies planas. É também bastante utilizado para armazenamento de líquidos e tem a forma de uma pera com a base achatada.

2. Balão fundo redondo

Possui o formato de uma pera e é, em geral, acoplado a um evaporador rotativo, possuindo basicamente a mesma função do balão de fundo chato.

3. Balão volumétrico

Para realizar soluções e medições de líquidos com volumes específicos, o balão volumétrico é bastante indicado. Eles são mais usados quando é necessária uma quantidade precisa de fluido que seja maior que a capacidade de medição de uma pipeta.

4. Bastão de vidro

O bastão de vidro tem um aspecto de uma haste e é particularmente utilizado para auxiliar na diluição de soluções.

5. Becker

Os beckers são amplamente usados para fazer misturas e soluções. Apesar de possuírem graduação, não são tão precisos como outras vidrarias para realizar a medição de líquidos.

6. Bureta

É uma vidraria laboratorial específica para realizar a dosagem volumétrica de um reagente em titulações. Fica disposta verticalmente e deve ser posicionada através de um suporte. Além disso, possui uma espécie de torneira que permite a sua abertura e fechamento. É uma ferramenta muito exata e precisa.

7. Dessecador

Trata-se de um recipiente fechado que tem como função realizar a secagem de certas substâncias ou mantê-las em um ambiente livre de umidade. Possui um agente de secagem e pode conter uma bomba de vácuo acoplada para reduzir a pressão no seu interior.

8. Erlenmeyers

Muito utilizados na dissolução de soluções, aquecimento de fluidos, titulações e reações químicas. Possuem diferentes capacidades quanto ao volume e podem conter tampa ou não, o que facilita o armazenamento de líquidos.

9. Frasco de reagente

Tem como função principal armazenar soluções, reagentes e líquidos, em geral. Possui tampa rosqueável que impede o vazamento dos fluidos e contêm uma área de esmaltação branca destinada às anotações sobre o conteúdo do frasco e outras informações pertinentes.

10. Funil analítico

O Funil analítico de vidro é importante na transferência de líquidos de um recipiente para o outro, evitando o derramamento e o desperdício de fluidos e reagentes.

11. Pipetas

As pipetas de vidro são amplamente utilizadas em laboratório para os processos de pipetagem de líquidos. São essenciais quando se deseja uma quantidade específica de fluido, pois são bastante precisas e exatas. Podem ser de diversos tamanhos e volumes.

12. Proveta

É uma vidraria laboratorial em formato cilíndrico que varia, em geral, de 1 a 2000 ml e é destinada à medição de volumes.

13. Tubo de ensaio

Trata-se de uma vidraria para laboratório com formato tubular e é indicada para a realização de experimentos com pequenos volumes. Com tantas utilidades, as vidrarias são muito importantes para que um laboratório tenha um bom funcionamento, permitindo a análise de amostras, a realização de experimentos e contribuindo para resultados significativos.

Essas são algumas vidrarias essenciais em um laboratório.

Você conhece mais alguma? Escreva nos comentários e nos deixe saber a sua opinião.