A anatomia humana é uma disciplina presente em diversos cursos de graduação nas áreas biológicas. É através dessa matéria que os alunos estudam sobre as diferentes partes do corpo humano, aprendendo a nomenclatura e seu funcionamento. Para auxiliar na assimilação há diversos atlas de anatomia humana que complementam os estudos.

Veja abaixo, quais são os atlas de anatomia humana mais bem recomendados pelos alunos de biológicas.

Atlas de anatomia humana mais bem recomendados

Quando se fala em atlas de anatomia humana, há diversas opções disponíveis para venda. Entretanto, fizemos uma seleção dos melhores e mais bem avaliados. Veja abaixo as características de cada um deles e escolha o melhor para a sua necessidade!

1. Netter

O Atlas de Netter possui diversas imagens radiológicas, endoscópicas e laparoscópicas contando, ainda, com descrições de especialistas em cirurgias. Apresenta referência a pontos anatômicos fundamentais e técnicas importantes para os mais variados procedimentos cirúrgicos.

De volume único, é considerado um dos melhores atlas de anatomia humana, por ser bastante detalhista e apresentar uma diagramação bastante harmoniosa.

2. Sobotta

Além de imagens de altíssima qualidade, edições mais recentes desse atlas contam também com um estudo de caso por capítulo. Tais estudos complementares são importantes também para aproximar os alunos dos casos clínicos, mesmo dentro de sala de aula.

Esse atlas possui uma metodologia muito eficiente para assimilação, apresentando uma visão geral do conteúdo, além de detalhes das peças anatômicas e correlacionando com os aspectos clínicos.

A desvantagem do Sobotta é que possui três volumes, o que dificulta com relação à portabilidade.

3. Prometheus

É um dos atlas de anatomia humana mais completos do mundo, unindo anatomia humana, metodologias, ilustrações de qualidade e textos de aplicação clínica. Possui conteúdos que explicam desde os órgãos internos, cabeça, pescoço e módulos voltados exclusivamente à neuroanatomia.

Sua principal vantagem é a diagramação que apresenta textos pequenos e dá destaque às figuras.

4. Rohen, Yokochi & Lütjen-Drecoll

Com imagens coloridas e realistas do corpo humano, esse atlas é uma ótima opção para quem precisa carregar esse conteúdo para todo lugar, principalmente, por ser mais leve que os demais. No entanto, como ponto negativo, podemos citar a dificuldade em relacionar os nomes e números das figuras que estão em partes diferentes do atlas.

Importância do atlas para estudo da anatomia

Por ser uma disciplina com muito conteúdo a ser entendido por parte dos estudantes, utilizar recursos que trazem uma visualização do que é estudado é uma ótima alternativa para melhorar o aprendizado.

Dessa forma, a maioria dos atlas de anatomia humana dispõem de imagens com cortes frontais, sagitais e transversais das partes do corpo humano, possibilitando uma compreensão mais eficiente dos sistemas e de como eles funcionam individualmente e em conjunto.

Estudar sobre a biologia do corpo pode ser ainda mais fácil se utilizarmos recursos acadêmicos que facilitem a visualização e assimilação dos conteúdos. Os atlas de anatomia humana são ótimas soluções para possibilitar que os estudantes da área biológica entendam de forma mais clara cada parte do corpo humano.