Há diversos equipamentos de laboratório que são essenciais para um ambiente escolar. Esses instrumentos são bastante úteis para trazer a prática na rotina dos alunos, fazendo com que esses compreendam com maior facilidade os conteúdos teóricos vistos na sala de aula.

Veja abaixo quais são os 11 equipamentos de laboratório que toda escola precisa ter.

Equipamentos de laboratório importantes para uma escola

Se você precisa montar um laboratório escolar, veja alguns dos equipamentos mais importantes para realizar diversas atividades e experimentos nesse ambiente.

Microscópio óptico

O microscópio óptico é um dos equipamentos mais importantes por permitir visualizar estruturas pequenas que não podem ser observadas a olho nu. Dessa forma, pode ser usado para estudo de células e micro-organismos, trazendo uma maior compreensão a esses conteúdos.

Vidrarias

As vidrarias são itens essenciais para manipulação de reagentes e meios, auxiliando na correta medição, armazenagem e transferência dos mais variados fluidos.

Reagentes

Os reagentes são importantes para a produção de ensaios e experimentos realizados em um laboratório.

pHmetro

O pHmetro é um equipamento que mede o pH de substâncias. Realizar essa medição é muito importante para garantir a qualidade do que é medido.

Banho-maria

O banho-maria é um equipamento muito usado para aquecer variadas soluções e objetos que não podem chegar a uma temperatura muito alta.

Balança de precisão

A balança de precisão é útil para realizar medições precisas na preparação de meios, reagentes e outras substâncias que exigem tal precisão.

Chapa aquecedora/Agitador

Há, ainda, as chapas que servem tanto como aquecedoras, como agitadores. Como o próprio nome já diz, são itens destinados a aquecer soluções, podendo ser utilizados também para solubilizá-las. Podem atuar das duas maneiras simultaneamente, o que facilita bastante a produção de soluções.

Destilador de água

Para a grande parte, senão todas as atividades dentro de um laboratório, é essencial utilizar uma água pura, livre de contaminações. Nesse caso, o destilador de água é essencial por realizar o processo de purificação da água, removendo, assim, os seus contaminantes.

Cabine de fluxo laminar

A cabine de fluxo laminar é um ambiente seguro e livre de contaminações, que permite a manipulação de diversos materiais que precisam de um local estéril e biologicamente seguro. 

Dessa forma, esse equipamento permite manusear células e micro-organismos sem que esses venham se contaminar com o meio externo.

Capela de exaustão

Já a capela de exaustão é muito importante para manter a segurança do manipulador, funcionando como uma barreira física para utilização de produtos nocivos à saúde. Além disso, é muito usada para exaurir gases nocivos que podem prejudicar quem os manipula no ambiente laboratorial.

Estufa

A estufa é muito utilizada em laboratório para realizar a secagem de materiais. No entanto, devido a sua opção de regulagem da temperatura, em muitos lugares, esses equipamentos podem servir para manter uma temperatura ideal durante o cultivo de células e micro-organismos, por exemplo.

Você sabia que pode encontrar esses e outros equipamentos de laboratório para a sua escola na Loja Roster. Não deixe de conferir esses itens e também as nossas condições de compra. Clique AQUI e acesse o nosso site.