O microscópio óptico é um item indispensável para visualização de estruturas e micro-organismos que não são visíveis a olho nu. Nesse sentido, para entender melhor como esse item funciona e como manipulá-lo de forma assertiva, é muito importante saber quais são as suas partes e a função de cada uma.

Por isso, se você quer entender quais são as principais partes de um microscópio óptico e como elas funcionam, acompanhe a leitura!

O que é um microscópio óptico?

O microscópio óptico é um instrumento que permite ampliar imagens para uma melhor visualização. Dessa forma, é um item muito importante para observação de objetos muito pequenos que não podem ser visualizados a olho nu. É constituído por uma parte óptica e outra mecânica. Entenda melhor como funciona cada uma dessas partes, abaixo.

Quais são as partes de um microscópio óptico?

Como já citado, o microscópio óptico é composto por uma parte óptica e por outra mecânica. Entenda melhor abaixo!

Parte óptica do microscópio óptico

Veja quais são as funções de cada divisão da parte óptica do microscópio óptico.

Objetivas

As lentes objetivas podem ter um grau de ampliação de até 100 vezes. Em geral, os microscópios podem ter de 3 a 4 objetivas.

Oculares

É um sistema de lentes que pode ser monocular, binocular e trinocular que, geralmente, possui um aumento de até 10 vezes.

Diafragma

Controla a quantidade de luz que entra no condensador.

Condensador 

Concentra os feixes de luz que incidem sobre a amostra a ser analisada.

Fonte de luz

É a fonte que projeta a iluminação, passando pelo condensador, diafragma, a lâmina e a amostra.

Parte mecânica de um microscópio óptico

Entenda quais são as funções de cada compartimento da parte mecânica de um microscópio óptico.

Canhão

É uma parte utilizada como suporte para as lentes.

Revolver 

É um disco rotativo onde são acopladas as lentes objetivas. Através dele é possível girar e selecionar qual a lente mais adequada para a visualização da amostra.

Platina

Base onde é possível apoiar a lâmina para visualização da amostra.

Macrométrico e micrométrico

Partes do microscópio que permitem focar a amostra ao movimentar a platina.

Braço

Suporte para as demais peças do microscópio.

Base

Instrumento de apoio para todo o microscópio.

Como funciona um microscópio óptico?

Agora que você já conhece as principais partes de um microscópio óptico, veja como cada uma delas funciona durante a utilização desse equipamento.

Ao ligar o microscópio óptico, a luz, proveniente da fonte de luz utilizada, atravessa o condensador e o diafragma, passando pela amostra que deve estar posicionada na platina e chegando até às lentes.

Para que a amostra seja mais facilmente observada, esta pode ser focada, utilizando o macrométrico e o micrométrico. Além do foco, para visualizar a amostra em maior ou menor aumento, é possível modificar a lente objetiva ao girar o revólver.

Ao chegar até a lente objetiva, a luz produz uma imagem intermediária e aumentada do objeto analisado. A lente ocular é capaz de aumentar ainda mais a imagem, produzindo o que será visualizado pelo observador.

Neste artigo você aprendeu quais são as partes e funções de um microscópio óptico além de entender um pouco mais sobre o que é e como funciona esse instrumento. Se este artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe-o nas suas redes sociais e auxilie seus amigos a entender mais um pouco sobre o microscópio óptico.