Comemorado anualmente em 14 de agosto, o Dia do Cardiologista é uma data para celebrar a importância dos profissionais que cuidam da saúde do coração. Em todo o mundo, os cardiologistas trabalham incansavelmente para garantir que as pessoas tenham acesso às melhores opções de tratamento e cuidados médicos.

Essa data foi escolhida para homenagear o médico Dr. Domingos Jorge Velho, que foi um dos primeiros cardiologistas do Brasil.

No Brasil, o Dia do Cardiologista é uma data muito importante, pois o país possui um dos piores índices de mortalidade por doenças cardiovasculares do mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase das mortes no país.

Infelizmente, esses números são cada vez mais alarmantes, pois as doenças cardiovasculares estão cada vez mais comuns em pessoas jovens. Por isso, é cada vez mais importante ter acesso a um cardiologista e seguir as orientações para prevenir ou controlar essas condições.

No Dia do Cardiologista, celebramos todos os profissionais que trabalham para melhorar a saúde cardiovascular das pessoas. Parabéns a todos os cardiologistas pelo seu comprometimento e dedicação à saúde do coração!

O que faz um cardiologista?

Os cardiologistas são médicos especialistas em doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Eles diagnosticam e tratam problemas do coração, incluindo doenças cardíacascongênitas, arritmias, valvulopatias, hipertensão arterial, cardiomiopatias e doenças isquêmicas do coração. Alguns cardiologistas também se especializam em procedimentos invasivos, como angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.

Como posso saber se tenho problemas no coração?

Se você está preocupado com os sintomas que tem notado no seu organismo, o ideal é buscar orientação médica o quanto antes! Com saúde não podemos brincar!

Marque uma consulta com um cardiologista da sua confiança ou caso ainda não tenha, busque um para esclarecer todas as suas dúvidas.