Saber quais são as partes de um microscópio é importante para entender de forma mais simples o seu funcionamento.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar um pouco sobre como o microscópio é formado e quais são as diferenças entre alguns modelos. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Partes do microscópio óptico

O microscópio óptico utiliza a luz e um conjunto de lentes para ampliar o tamanho de amostras analisadas. Dessa forma, possui diversos componentes que possibilitam uma observação eficiente de diversos materiais.

  1. Sua composição é dividida em partes mecânicas e ópticas. Veja abaixo os componentes da parte óptica de um microscópio.
  2. Lentes objetivas: São capazes de aumentar um objeto em até 100x.
  3. Oculares: Em geral, com um aumento de até 15x, é a lente utilizada diretamente pelo observador.
  4. Diafragma: Regula a quantidade de luz que entra no condensador.
  5. Condensador: Concentra os feixes de luz sobre a amostra.
  6. Fonte de luz: Geralmente, trata-se de uma iluminação de baixa voltagem.

Além disso, há também os componentes mecânicos do microscópio óptico. Veja abaixo quais são.

  1. Canhão: Utilizado como suporte para as lentes.
  2. Revólver: Disco que acomoda as objetivas, possibilitando a modificação da lente através da rotação.
  3. Platina: Local onde se apoia a lâmina para observação da amostra.
  4. Macrométrico e micrométrico: Responsáveis por focar a amostra ao movimentar a platina.
  5. Braço: É um suporte para as demais peças do microscópio.
  6. Base: Peça que dá sustentação ao microscópio.

Outros modelos de microscópios

A maioria dos microscópios possui uma estrutura bastante semelhante. No entanto, há diversos modelos de microscópio com variadas partes que fazem com que esses equipamentos se diferenciem uns dos outros.

Por isso, é importante destacar quais são essas peças que podem variar em cada tipo de microscópio. Veja abaixo quais são elas!

Microscópio de polarização

O microscópio de polarização utiliza dois filtros polarizadores para analisar objetos de acordo com sua interação com a luz. Já os microscópios ultravioletas, utilizam uma luz UV como fonte de luz.

Microscópios digitais

Além disso, os microscópios digitais possuem uma câmera que possibilita a observação em um dispositivo de imagens. Há, ainda, os estereoscópios que possuem a iluminação proveniente da parte superior.

Microscópio de campo escuro

O microscópio de campo escuro utiliza um condensador de campo escuro, para amostras com pouco contraste. Já o microscópio de contraste de fase utiliza um anel de mudança de fase, localizado logo após a lente.

Microscópios de contraste interferencial

Microscópios de contraste interferencial também utilizam filtros para criar contrastes através de diferenças no trajeto da luz. O microscópio confocal possui uma luz ultravioleta, uma luz visível e também uma fonte de raio laser.

Os microscópios são equipamentos muito importantes, pois possibilitam o estudo de várias estruturas que não são visíveis a olho nu. Possuem diversos tipos, onde o microscópio óptico de campo claro é o mais comum. Cada tipo de microscópio é indicado para uma função e, por isso, podem conter peças a mais que satisfazem uma necessidade específica.

Neste artigo você aprendeu quais são as partes do microscópio óptico e também conheceu os componentes de outros tipos de microscópios que também são bastante utilizados. Quer encontrar microscópios de qualidade para o seu laboratório! Visite a nossa loja de microscópios.

Compartilhe