Saber o conceito de pH é importante para entender um pouco mais sobre a acidez e basicidade de um fluido. Essa medida é muito utilizada em diversos ambientes, principalmente em laboratórios e na indústria, assegurando a qualidade e condições adequadas dessas soluções.

Entenda um pouco mais sobre o que é esse termo, abaixo!

O que é pH e como medir?

O pH é uma sigla utilizada para indicar o potencial hidrogeniônico, concentrações de íons hidrogênio em soluções aquosas. Mas, para que você entenda melhor o que é pH, é preciso definir o que é ácido e base. Segundo Arrhenius, ácidos produzem íons positivos em soluções aquosas e bases liberam íons negativos nessas mesmas condições.

Sendo assim, o pH está relacionado à quantidade de cátions originados da molécula de água. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida a solução será. No entanto, a água não produz somente íons positivos, mas também íons negativos. 

A uma temperatura de 25 ºC a água produz a mesma quantidade de íons positivos e negativos. Esse equilíbrio é definido como constante de ionização

Com isso, é possível utilizar uma escala numérica que classifica substâncias em ácidas, básicas ou neutras. Quando uma solução é ácida, terá um pH mais baixo, obtendo valores menores na escala. Do mesmo modo, soluções menos ácidas, são básicas e terão um pH mais alto.

Essa escala utiliza como referência a constante de ionização da água que é igual a 10-14. Dessa maneira, soluções ácidas possuem pH de 0 a 6, neutras apresentam pH 7 e básicas contêm pH de 8 a 14.

Mas afinal, como medir essa concentração de íons em soluções? Atualmente há diversas maneiras de realizar essas medições. Veja quais são as principais a seguir!

pHmetro de bolso

É um equipamento de tamanho reduzido e que apresenta baixo custo. Ideal para medições esporádicas e mais simples.

pHmetro de bancada

O pHmetro de bancada é o mais utilizado e indicado para laboratórios e centros de pesquisas. De tamanho maior, possibilita medições bastante precisas e, alguns modelos, permitem gerenciar os dados de maneira mais eficiente.

pHmetro portátil

É bastante indicado para trabalhos em campo e pesquisas que ocorram em locais mais distantes do laboratório. Possui características adicionais quando comparado ao pHmetro de bolso.

Papel indicador de pH

Os papéis indicadores de pH modificam sua cor quando em contato com o meio a ser medido. Dessa forma, cada cor indica um pH diferente.

Por que medir o pH é importante?

Medir o pH é importante, principalmente para garantir as características de uma determinada solução. Isso é essencial em diversos locais, como em laboratórios que precisam de critérios muito bem estabelecidos para realizar os mais variados ensaios. 

Além disso, nas indústrias, garantir um pH ideal é primordial para manter a qualidade do que é produzido.

Em suma, o pH é um parâmetro muito útil em diversos locais, podendo ser medido através de variados equipamentos. Na Loja Roster você encontra diversas opções de pHmetros. Com certeza, um deles será ideal para a sua necessidade!

Compartilhe