Os microscópios são instrumentos usados para ampliar a imagem de objetos muito pequenos, permitindo que sejam observados detalhadamente. Existem dois tipos principais de microscópio: o microscópio óptico e o microscópio eletrônico. Cada um funciona de maneira ligeiramente diferente e pode ser melhor para determinadas aplicações.

Neste artigo, vamos comparar os dois tipos de microscópio, analisando suas diferenças principais para que você possa escolher qual é o melhor para suas necessidades específicas.

Microscópio óptico

Os microscópios ópticos são instrumentos que usam a luz para aumentar e iluminar objetos para serem observados. Eles são os tipos mais comuns de microscópio e são usados em muitas áreas da ciência, medicina e tecnologia. Os microscópios ópticos podem ser classificados de acordo com o tipo de lente que eles usam, como um microscópio de lente simples, um microscópio composto ou um microscópio de fluorescência.

Eles também podem ser classificados de acordo com o tipo de iluminação que eles usam, como um microscópio de transmissão ou um microscópio de reflexão.

Microscópio eletrônico

Os microscópios eletrônicos são instrumentos que usam aceleradores de elétrons para produzir imagens aumentadas de amostras. Eles são usados em muitas áreas da ciência, incluindo a biologia, a química e a engenharia. Existem dois tipos principais de microscópio eletrônico: o microscópio de varredura por elétrons (SEM) e o microscópio de transmissão por elétrons (TEM).

O SEM usa um feixe de elétrons para escanear uma amostra e produzir uma imagem que mostra a forma, a textura e as propriedades químicas da superfície da amostra. O TEM usa um feixe de elétrons para atravessar uma amostra finamente cortada e produzir uma imagem detalhada da estrutura interna da amostra.

Os microscópios eletrônicos podem ampliar imagens até um milhão de vezes, permitindo que os cientistas vejam estruturas muito pequenas que não podem ser vistas com um microscópio óptico. Os microscópios eletrônicos também podem ser equipados com dispositivos que permitem medir as propriedades físicas das amostras, como o tamanho dos cristais ou a espessura de camadas finas.

Loja de microscópios

Agora você já sabe a diferença entre um microscópio óptico e um microscópio eletrônico. Se você estiver interessado em adquirir um equipamento desse tipo, saiba que a Loja Roster oferece uma grande variedade de modelos para atender às suas necessidades. Além disso, você pode comprar online ou solicitar um orçamento sem compromisso. Esperamos ter ajudado!