Os sistemas do corpo humano são um conjunto de órgãos que trabalham para desempenhar uma função vital. Dessa forma, eles agem juntos para prover as necessidades básicas à vida. Veja quantos sistemas nós temos e quais são os tipos, abaixo!

Quais e quantos sistemas possui o corpo humano?

O corpo humano possui 14 sistemas, veja abaixo quais são eles, os órgãos que os compõem e suas principais funções!

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é responsável por transportar oxigênio e nutrientes através do sangue para todas as partes do corpo. É composto por veias, artérias, vasos capilares e o coração.

Sistema respiratório

A principal função do sistema respiratório é absorver o oxigênio e liberar o gás carbônico, sendo composto pelas narinas, laringe, faringe, traqueia, brônquios e os pulmões.

Sistema digestivo

Esse sistema é responsável pela digestão e absorção dos alimentos, sendo formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes, língua e glândulas salivares.

Sistema nervoso

O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central (medula espinhal e encéfalo) e pelo sistema nervoso periférico, sendo responsável por captar, processar e responder às diversas mensagens recebidas.

Sistema endócrino

Constituídos por todas as glândulas, o sistema endócrino tem como função a produção de hormônios que são capazes de atuar em diversas áreas do organismo.

Sistema excretor

A principal função do sistema excretor é eliminar resíduos e substâncias que estão em excesso no organismo, controlando a quantidade de água e sais minerais. É composto pelos rins e vias urinárias.

Sistema urinário

Composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, é o sistema responsável pela eliminação da urina, filtrando as impurezas sanguíneas e eliminando os compostos nitrogenados, como a ureia.

Sistema esquelético

Composto pelos ossos, o sistema esquelético tem como função dar sustentação ao corpo e proteger os órgãos internos.

Sistema muscular

O sistema muscular é composto pelos músculos e é responsável por contribuir com os movimentos, auxiliar na regulação da temperatura corporal e fluxo sanguíneo.

Sistema imunológico

Composto por vários elementos que ajudam na defesa do organismo, o sistema imunológico trabalha como uma barreira contra corpos estranhos.

Sistema linfático

Trabalhando em conjunto com o sistema imune, o sistema linfático é responsável por carregar a linfa pelo corpo, absorver os ácidos graxos e manter o equilíbrio dos fluidos nos tecidos.

Sistema sensorial

É formado pelo tato, visão, audição, olfato e paladar e tem como função enviar essas informações sensoriais ao sistema nervoso que as decodifica e envia respostas para o corpo humano.

Sistema reprodutor

O sistema reprodutor é dividido em masculino e feminino. O feminino é composto pelos ovários, tubas uterinas, útero e vagina. Já o masculino é constituído pelos testículos, canais deferentes, epidídimos, próstata, vesículas seminais, uretra e pênis. É o sistema responsável pela reprodução humana e perpetuação da vida.

Sistema tegumentar

O sistema tegumentar é constituído pela pele, que é responsável pela proteção e sensibilidade em conjunto ao sistema nervoso.

Os sistemas do corpo humano atuam juntos para garantir o bom funcionamento de todas as funções do organismo. Apesar de estarem conectados, cada um deles tem uma função específica e muito importante para que o corpo funcione de forma adequada. 

Você já conhecia todos esses sistemas do corpo humano? Comente aqui qual deles você achou mais interessante!